Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6238
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A ciência do Museu Magüta: espaço não formal de ensino e aprendizagem em Ciências |
metadata.dc.creator: | Coelho, Rayciane Campos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lemos, Radamés Gonçalves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Agmar José de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aráujo, Tales Vinícius Marinho de |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tematiza e reflete sobre a ciência presente no Museu Magüta, localizado no município de Benjamin Constant-AM, que guarda e preserva seus saberes, tradições, artes e culturas. A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber, sendo o Museu esse espaço não formal de ensino e aprendizagem em ciências, que provoca o pensar da constituição dos saberes e educação a partir dos conhecimentos culturais, sociais e identitários dos indígenas. Por isso, buscamos compreender como o ensino de ciências em espaços não formais em contexto amazônico contribui no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que fez uso de entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos responsáveis e visitantes do museu, bem como visitas no campo de pesquisa, afim de identificar a ciência nos elementos artesanais e repensar o ensino de ciências. Percebeu-se que o Museu Magüta enquanto um espaço não formal de educação apresenta muitas histórias e memorias coletivas elementos culturais artísticos e identitários do povo Ticüna. Portanto, o trabalho resgata a importância da prática e do diálogo entre saberes culturais e tradicionais, uma vez que esse diálogo pode trazer temáticas com grande potencial de problematização e contextualização para o ensino de Ciências, contribuindo para construir uma proposta metodológica em práticas de ensino. |
Abstract: | Esta investigación tematiza y reflexiona sobre la ciência presente en el Museo Magüta, ubicado en el município de Benjamin Constant-AM, el cual guarda y conserva sus saberes, tradiciones, artes y culturas. La educacíon existe donde no hay escuela y puede haber redes sociales y estructuras de transferencia de conocimiento en todas partes, siendo el Museo esse espacio no formal de enseñanza y aprendizaje en ciencias, que provoca pensar en la constitución del saber y la educación a partir de la cultura, saberes sociales e identitarios de los pueblos indígenas. Por lo tanto, buscamos compreender cómo la enseñanza de las ciencias en espacios no formales en el contexto amazónico contribuye al proceso de enseñanza y aprendizaje. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo, que hizo uso de entrevistas y cuestionarios aplicados a sujeitos responsables y visitantes de museos, así como visitas en el campo de investigación, con el fin de identificar la ciencia en elementos artesanales y repensar la enseñanza de las ciencias. Se percibió que el Museo Maguta como espacio de educación no formal presenta muchas historias y memorias colectivas, elementos culturales artístico e identitario del Pueblo Ticüna. Por lo tanto, el trabajo rescata la importancia de la práctica y el diálogo entre saberes culturales y tradicionales, ya que este diálogo peude traer temas con gran potencial de problematización y contextualización para la enseñanza de las Ciencias, contribuyendo a construir uma propuesta metodológica en las prácticas docentes. |
Keywords: | Museu Magüta Ensino de ciências Espaço não formal |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6238 |
metadata.dc.subject.controlado: | Saberes Tradições Ensino e aprendizagem Ensino de Ciências Índios Ticunas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RaycianeCoelho.pdf | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant | 2,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.