Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6240
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | A ludicidade no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental durante o projeto aula em casa, Parintins/AM |
Other Titles: | The playfulness in the transition process from early childhood education to elementary school during the class at home's project, Parintins/AM |
metadata.dc.creator: | Pessoa, Cleize Mara Moreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Rosana Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Maria das Graças Pereira |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta como tema de pesquisa, “A ludicidade no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental durante o projeto Aula em Casa, Parintins/AM”, teve como objetivo geral conhecer as atividades lúdicas utilizadas pelos professores do 1º ano do Ensino Fundamental, durante o regime de aulas não presenciais. E como específicos, verificar quais foram às atividades lúdicas desenvolvidas pelos professores para os alunos do 1º ano, do Ensino Fundamental, assim como identificar se os docentes obtiveram retorno das atividades e analisar as contribuições das atividades lúdicas durante aulas não presenciais para o processo de alfabetização. O trabalho foi construído a partir de leituras, fichamentos de livros, artigos e teses sobre ludicidade, jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos essenciais no processo de ensino e aprendizagem. Caracteriza-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, com método de abordagem fenomenológica e técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com professores da rede estadual que lecionaram para alunos do 1º ano durante a vigência do regime de aulas não presenciais. Para alcance dos objetivos foram analisadas as práticas lúdicas elaboradas pelos professores no ano de 2020, assim como se obteve relatos acerca das dificuldades enfrentadas pelo docente para o desenvolvimento dos seus componentes curriculares. Os relatos dos professores evidenciaram que o regime de aulas não presenciais, por meio do Projeto Aula em Casa não obtiveram os resultados esperados devido às diversas dificuldades, entre elas, cito a ausência de apoio dos pais e responsáveis na realização das atividades enviadas às crianças, o acesso à internet e mesmo ao uso e manuseio do aparelho telefônico. |
Abstract: | This article presents as a research theme, “The playfulness in the transition process from Early Childhood Education to Elementary School during the Class at Home's project, Parintins/AM”, had as general objective the recreational activities used by teachers of the first year of elementary school during the non-face-to-face classes. And as specific, to verify which were the playful activities developed by the teachers for the first year of Elementary School, as well as to identify if the teachers got feedback from the activities and to analyze the contributions of the playful activities during non-face-to-face classes to the literacy process. The work was built from readings, booklets, articles and theses about playfulness, games as essential elements in the teaching and learning process. It is characterized by a qualitative research, with a phenomenological approach method and data collection techniques, the semi-structured interview with teachers from the state network who taught first year students during the period of non-face-to-face classes. In order to achieve the objectives, the playful practices developed by the teachers in the year 2020 were analyzed, as well as reports about the difficulties faced by the teacher for the development of their curricular components. The teacher´s reports showed that the non-face-to-face classes, through the Classes at Home's project, did not obtain the expected results due to the various difficulties, among them, I cite the lack of support from parents and guardians in carrying out the activities sent to the children, access to the internet and even the use and handling of the telephone set. |
Keywords: | Ludicidade Playfulness Transição Transition Anos iniciais do ensino fundamental Early years of elementary school Pandemia Pandemic |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6240 |
metadata.dc.subject.controlado: | Jogos educativos Professores alfabetizadores Atividades criativas na sala de aula |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CleizePessoa.pdf | 941,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.