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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A Feira Tikuna em Tabatinga – AM: sujeitos, produtos e estratégias de comercialização
Other Titles: The Tikuna Fair in Tabatinga – AM: subjects, products, and strategies of marketing
metadata.dc.creator: Silva, Maderly Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Antonia Ivanilce Castro da
metadata.dc.contributor.referee1: Rosas, Lisandra Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Benedito do Espírito Santo Pena
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de comercialização dos produtos agrícolas na Feira Tikuna do município de Tabatinga – AM. As coletas de dados foram realizadas durante 7 meses, entre setembro de 2021 e março de 2022. Foram realizadas observações no ambiente de estudo e aplicados formulários com os feirantes e consumidores. Foram coletadas informações relacionadas ao trabalho dos sujeitos sociais envolvidos no processo de comercialização e as estratégias utilizadas por eles na venda dos produtos agrícolas. Constatou-se que a comercialização de produtos agrícolas na Feira Tikuna de Tabatinga é realizada de forma permanente. É composta por feirantes e agricultores familiares indígenas e não indígenas da região. A comunidade indígena Umariaçu é a que mais oferece produtos para comercialização no local, seguido de outras comunidades de várzea e terra firme pertencente ao mesmo município e países vizinhos. A produção, em geral, tem dupla finalidade, autoconsumo e venda. Foram identificadas uma variedade de espécies oferecidas pelos agricultores familiares e feirantes, totalizando cerca de 68 espécies de produtos agrícolas classificadas em 6 categorias. Identificou-se que os produtos agrícolas são procedentes de 12 comunidades. Há, também, produtos que são vendidos no mercado que os feirantes não sabem a origem, principalmente os denominados de produtos peruanos. Foram encontradas cinco estratégias utilizadas para comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar das comunidades locais. Concluiu-se que a Feira Tikuna abastece, relativamente, de produtos agrícolas regionais a população urbana do município de Tabatinga, há diversos sujeitos envolvidos no processo e estratégias de comercialização para garantir a renda dos feirantes.
Abstract: The present work had as objective to analyze the process of commercialization of the products at Feira Tikuna in the municipality of Tabatinga – AM. Data collections were carried out for 7 months, between September 2021 and March 2022. Observations in the study environment and applied forms with the marketers and consumers. Information related to the work of the social subjects involved in themarketing process and the strategies used by them to sell agricultural products.It was found that the marketing of agricultural products at the Tikuna Fair in Tabatinga is performed permanently. It is made up of marketers and indigenous family farmers and non-indigenous to the region. The Umariaçu indigenous community is the one that most offers products for on-site commercialization, followed by other floodplain and upland communities belonging to to the same municipality and neighboring countries. Production, in general, has a dual purpose, self-consumption and sale. A variety of species offered by the family farmers and fairgrounds, totaling about 68 species of agricultural products classified into 6 categories. It was identified that agricultural products come from 12 communities. There are also products that are sold in the market that the vendors do not know about. Origin, mainly the so-called Peruvian products. Five were found strategies used to commercialize products from family farming of local communities. It was concluded that the Tikuna Fair supplies relatively regional agriculturalists the urban population of the municipality of Tabatinga, there are several subjects involved in the process and marketing strategies to guarantee the income of the marketers.
Keywords: Agricultura familiar
Feirantes indígenas
TI Umariaçu
Alto Solimões (AM)
Tríplice fronteira
Family farming
Indigenous marketers
TI Umariaçu
Triple border
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS AGRARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências Agrárias e do Ambiente - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6241
metadata.dc.subject.controlado: Economia agrícola
Agricultura familiar - Tabatinga (AM)
Índios Ticuna
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

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