Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Antonia Ivanilce Castro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5235127078538262pt_BR
dc.contributor.referee1Rosas, Lisandra Vieira-
dc.contributor.referee2Maciel, Benedito do Espírito Santo Pena-
dc.creatorSilva, Maderly Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4303218605350303pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T00:49:01Z-
dc.date.available2022-05-29-
dc.date.available2022-06-03T00:49:01Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6241-
dc.description.abstractThe present work had as objective to analyze the process of commercialization of the products at Feira Tikuna in the municipality of Tabatinga – AM. Data collections were carried out for 7 months, between September 2021 and March 2022. Observations in the study environment and applied forms with the marketers and consumers. Information related to the work of the social subjects involved in themarketing process and the strategies used by them to sell agricultural products.It was found that the marketing of agricultural products at the Tikuna Fair in Tabatinga is performed permanently. It is made up of marketers and indigenous family farmers and non-indigenous to the region. The Umariaçu indigenous community is the one that most offers products for on-site commercialization, followed by other floodplain and upland communities belonging to to the same municipality and neighboring countries. Production, in general, has a dual purpose, self-consumption and sale. A variety of species offered by the family farmers and fairgrounds, totaling about 68 species of agricultural products classified into 6 categories. It was identified that agricultural products come from 12 communities. There are also products that are sold in the market that the vendors do not know about. Origin, mainly the so-called Peruvian products. Five were found strategies used to commercialize products from family farming of local communities. It was concluded that the Tikuna Fair supplies relatively regional agriculturalists the urban population of the municipality of Tabatinga, there are several subjects involved in the process and marketing strategies to guarantee the income of the marketers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de comercialização dos produtos agrícolas na Feira Tikuna do município de Tabatinga – AM. As coletas de dados foram realizadas durante 7 meses, entre setembro de 2021 e março de 2022. Foram realizadas observações no ambiente de estudo e aplicados formulários com os feirantes e consumidores. Foram coletadas informações relacionadas ao trabalho dos sujeitos sociais envolvidos no processo de comercialização e as estratégias utilizadas por eles na venda dos produtos agrícolas. Constatou-se que a comercialização de produtos agrícolas na Feira Tikuna de Tabatinga é realizada de forma permanente. É composta por feirantes e agricultores familiares indígenas e não indígenas da região. A comunidade indígena Umariaçu é a que mais oferece produtos para comercialização no local, seguido de outras comunidades de várzea e terra firme pertencente ao mesmo município e países vizinhos. A produção, em geral, tem dupla finalidade, autoconsumo e venda. Foram identificadas uma variedade de espécies oferecidas pelos agricultores familiares e feirantes, totalizando cerca de 68 espécies de produtos agrícolas classificadas em 6 categorias. Identificou-se que os produtos agrícolas são procedentes de 12 comunidades. Há, também, produtos que são vendidos no mercado que os feirantes não sabem a origem, principalmente os denominados de produtos peruanos. Foram encontradas cinco estratégias utilizadas para comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar das comunidades locais. Concluiu-se que a Feira Tikuna abastece, relativamente, de produtos agrícolas regionais a população urbana do município de Tabatinga, há diversos sujeitos envolvidos no processo e estratégias de comercialização para garantir a renda dos feirantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFeirantes indígenaspt_BR
dc.subjectTI Umariaçupt_BR
dc.subjectAlto Solimões (AM)pt_BR
dc.subjectTríplice fronteirapt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectIndigenous marketerspt_BR
dc.subjectTI Umariaçupt_BR
dc.subjectTriple borderpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.titleA Feira Tikuna em Tabatinga – AM: sujeitos, produtos e estratégias de comercializaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe Tikuna Fair in Tabatinga – AM: subjects, products, and strategies of marketingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-04-22-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEconomia agrícolapt_BR
dc.subject.controladoAgricultura familiar - Tabatinga (AM)pt_BR
dc.subject.controladoÍndios Ticunapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências Agrárias e do Ambiente - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MaderlySilva.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.