Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6250
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sabedoria popular: o uso de remédios caseiros no tratamento dos sintomas da Covid-19 na Comunidade Indígena Tikuna Bom Jesus II, no município de São Paulo de Olivença, Amazonas/Brasil
Título(s) alternativo(s): Popular wisdom: the use of home remedies in the treatment of Covid-19 symptoms in the Tikuna Bom Jesus II indigenous Community, in the municipality of São Paulo de Olivença, Amazonas/Brazil
Autor(a): Andrade, Romário Maurício de
Orientador(a): Coutinho, Taciana de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Tales Vinícius Marinho de
metadata.dc.contributor.referee2: Canalez, Geise de Góes
Resumo: O estudo foi realizado na Comunidade Indígena Tikuna de Bom Jesus II, localizada no município de São Paulo de Olivença – AM/Brasil. O objetivo geral foi discorrer sobre o conhecimento popular a partir da utilização dos remédios caseiros usados pelos moradores da Comunidade Bom Jesus II no combate dos sintomas do COVID-19. O estudo foi de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturadas que se caracteriza por uma conversa com finalidade específica guiada. Foram 12 participantes da entrevista que tiveram casos confirmados ao Covid-19. Pode-se dizer que conhecimento empírico está fortemente presente no povo da Comunidade de Bom Jesus II, e que os remédios caseiros produzidos através das plantas medicinais tiveram resultado positivo, ou seja, foram benéficos aos sintomas da COVID-19. O uso dos remédios caseiros ainda é uma alternativa para o tratamento de suas doenças mais comuns, e que se tornou mais frequente o uso para a prevenção ou cura dos sintomas do novo coronavírus, e isso permite reconhecer o expressivo acervo de saberes da comunidade referente ao uso de plantas medicinais, comunidade esta que configura espaço de relação entre homem, meio e crença representando a singularidade da cultura do ribeirinho da Amazônia. Os remédios caseiros mais utilizados foram o chá, xarope, e o banho, que de alguma forma ajudaram a combater a COVID-19.
Resumo em outro idioma: El estudio fue realizado en la Comunidad Indígena Tikuna de Bom Jesus II, ubicada en el municipio de São Paulo de Olivença AM/Brasil. El objetivo general fue discutir el saber popular a partir del uso de los remedios caseros que utilizan los vecinos de la Comunidad Bom Jesus II para combatir los síntomas del COVID-19. El estudio fue de naturaleza descriptiva, con un enfoque cuantitativo. Los datos fueron recolectados a través de un guión de entrevista semiestructurada que se caracteriza por una conversación guiada con un propósito específico. Hubo 12 participantes de la entrevista que tenían casos confirmados de Covid-19. Se puede decir que el conocimiento empírico está fuertemente presente en la gente de la Comunidad Bom Jesus II, y que los remedios caseros producidos a través de plantas medicinales tuvieron un resultado positivo, es decir, fueron beneficiosos para los síntomas de la COVID-19. El uso de remedios caseros sigue siendo una alternativa para el tratamiento de sus enfermedades más comunes, y su uso para la prevención o cura de los síntomas del nuevo coronavirus se ha vuelto más frecuente, y ello permite reconocer el expresivo acervo de saberes de la comunidad en el uso de las plantas medicinales, comunidad que configura un espacio de relación entre el hombre, el medio ambiente y las creencias que representan la singularidad de la cultura ribereña del Amazonas. Los remedios caseros más utilizados fueron el té, el jarabe y el baño, que de alguna manera ayudaron a combatir el COVID-19.
Palavras-chave: Sabedoria popular
Covid-19
Remédios caseiros
Tratamento
Área de conhecimento - CNPQ: OUTROS: CIENCIAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6250
Vocabulário controlado: Medicina popular - São Paulo de Olivença (AM)
COVID-19
Conhecimento tradicional associado
Índios Ticuna
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RomarioAndrade.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.