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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6251
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Práticas de gamificação na educação: um estudo dos métodos utilizados por professores na rede de ensino municipal de Manaus |
Other Titles: | Gamification practices in education: a study of educational methods used by teachers in the municipal education network of Manaus |
metadata.dc.creator: | Ricardo, Ramos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha, Israel de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Luiz Antonio Santana da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Glean |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem o propósito de investigar e apresentar possibilidades de práticas pedagógicas gamificadas, em distintos segmentos de ensino. Apropriamo-nos do pensamento de alguns autores da área comunicacional e da educação para enfatizar que para a análise da cultura nas escolas municipais é necessário levar em conta suas peculiaridades locais, estruturais e financeiras. E, para esse fim, a comunicação é muito importante. Esta pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira fase, bibliográfica, realizou-se um levantamento das produções científicas, artigos científicos e anais de congressos regionais e nacionais publicadas nos portais online de acesso livre (SciELO e Capes). Foi adotado como critério para a coleta dos dados a busca individual das palavras-chave: gamificação; educação; comunicação. A partir da revisão bibliográfica inicia-se a segunda fase, a pesquisa de campo. Nesta etapa, foram realizadas entrevistas com professores e coordenadores da rede municipal de ensino com o intuito de obter os dados sobre as práticas de gamificação nas escolas. No total, foram entrevistados três professores e coordenadores que trabalham com práticas gamificadas em sala de aula. Os achados da pesquisa indicam que diversos projetos de tecnologia têm sido desenvolvidos nas escolas municipais, realizados com kits de robótica, materiais reciclados e adaptados para abranger os conceitos gamificados e softwares que desenvolvem o processo de alfabetização. Estes projetos desenvolvem e fomentam o uso de linguagem de programação e robótica educacional, relacionando com o currículo escolar. Além disso, encontramos práticas pedagógicas inovadoras e multifacetadas promovendo a multi alfabetização, o letramento digital e as competências e habilidades relacionadas ao pensamento computacional. |
Abstract: | This study aims to investigate and present possibilities of gamified pedagogical practices in different teaching segments. We appropriated the thought of some authors in the area of communication and education to emphasize that for the analysis of culture in municipal schools it is necessary to consider their local, structural and financial peculiarities. And, to this end, communication is very important. This research was conducted in two stages. In the first stage, bibliographical, a survey of scientific productions, scientific articles, and regional and national congress annals published in online open access portals (SciELO and Capes) was carried out. The criterion for data collection was an individual search for the keyword’s gamification, education, and communication. The second phase, field research, begins after the literature review. In this stage, interviews were conducted with teachers and coordinators of the municipal education network in order to obtain data on gamification practices in schools. A total of three teachers and coordinators who work with gamified practices in the classroom were interviewed. The research findings indicate that several technology projects have been developed in municipal schools, carried out with robotics kits, recycled and adapted materials to cover gamified concepts, and software that develops the literacy process. These projects develop and foster the use of programming language and educational robotics, relating it to the school curriculum. In addition, we found innovative and multifaceted pedagogical practices promoting multi-literacy, digital literacy, and competencies and skills related to computational thinking. |
Keywords: | Gamification Communication Education Relationship Gamificação Educação Comunicação Relacionamento Storytelling |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FIC - Faculdade de Informação e Comunicação |
metadata.dc.publisher.course: | Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6251 |
metadata.dc.subject.controlado: | Prática de ensino - Manaus (AM) Tecnologia educacional Educação - Efeito das inovações tecnológicas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
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