Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6255
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os desafios de mulheres influenciadoras digitais do nicho de maternidade: estudo de caso de Dheliane Moriz
Other Titles: The challenges of digital influencers in the maternity niche: Dheliane Moriz's case study
metadata.dc.creator: Costa, Rita de Cássia Holanda da
metadata.dc.contributor.advisor1: Tropiano, André Luís Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Israel de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes Júnior, Jonas da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa os desafios que influenciadoras do nicho de maternidade passam em seu cotidiano conciliando com as suas múltiplas tarefas. Utiliza-se o método de estudo de caso, em que foram observadas de maneira holística, a maneira com que uma influenciadora se comporta frente à sua experiência. Como objeto, foi escolhido o perfil da mãe e influenciadora amazonense Dheliane Moriz, que somando possui mais de 123 mil seguidores e 1.332 postagens no feed do Instagram, sendo representativa em relação à questão de partida da pesquisa. A metodologia foi composta por uma revisão de literatura, entrevista com a participante por meio de questionário semiestruturado e análise das postagens da página do Instagram. Como resultado, foram refletidos três grandes desafios que englobam a experiência de influenciadoras do nicho de maternidade: a jornada múltipla de trabalho, o relacionamento com seguidores e clientes e a exposição infantil. A pesquisa possibilita uma visão da maneira com que a influenciadora digital do nicho de maternidade lida com as pressões sociais no que diz respeito a ser mulher e mãe que está todos os dias recebendo comentários positivos e negativos sobre suas vidas e a criação das suas filhas, além de exercer sua profissão no mundo digital e fora dele. Pretende-se, assim, contribuir para o fomento de pesquisas sobre a atuação de influenciadoras digitais, bem como refletir sobre maneiras de melhorar o bem-estar dessas profissionais da comunicação.
Abstract: This course conclusion work analyzes the challenges that influencers from the maternity niche go through in their daily lives, reconciling with their multiple tasks. The case study method is used, in which the way in which an influencer behaves in the face of her experience was observed in a holistic way. As an object, the profile of the mother and Amazonian influencer Dheliane Moriz was chosen, who together has more than 123 thousand followers and 1,332 posts in the feed of Instagram, being representative in relation to the starting point of the research. The methodology consisted of a literature review, interview with the participant through a semi-structured questionnaire and analysis of Instagram page posts. As a result, three major challenges were reflected that encompass the experience of influencers in the maternity niche: the multiple workday, the relationship with followers and customers, and child exposure. The research provides a view of the way in which the digital influencer from the maternity niche deals with social pressures regarding being a woman and mother who is receiving positive and negative comments about their lives and raising their daughters every day, in addition to exercising their profession in the digital world and beyond. Thus, it is intended to contribute to the promotion of research on the role of digital influencers, as well as to reflect on ways to improve the well-being of these communication professionals.
Keywords: Maternidade
Instagram
Marketing de influência
Desafios
Comunicação
Maternity
Influence Marketing
Challenges
Communication
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6255
metadata.dc.subject.controlado: Mídia social
Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RitaCosta.pdf3,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.