Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6263
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Webtoon e transmídia: um estudo de caso no universo do BTS
Autor(a): Angelim, Adjane Aires
Orientador(a): Conceição, Juara Castro da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luiz Antonio Santana da
metadata.dc.contributor.referee2: Tropiano, André Luís Cardoso
Resumo: A utilização de narrativa transmídia como estratégia de comunicação tem se tornado cada vez mais popular. Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas na criação de uma narrativa transmídia. O BTS Universe criado pelo grupo musical sul-coreano BTS, vem se utilizando dos mais diversos tipos de mídia, dentre eles a Webtoon. A fim de entender a relação da Webtoon com narrativas transmídias e com a indústria musical sul-coreana é necessário apontar o telescópio para o universo das webtoons e da indústria cultural sul-coreana. Para tanto, é necessário apresentar a origem das webtoons, o que as diferencia de outras mídias, assim como compreender o funcionamento da indústria do K-pop. Realiza-se, então, um estudo de caso para analisar o caso particular que é o BTS Universe enquanto estratégia de comunicação e o papel desempenhado pela webtoon Save Me. Ao fazer isso, é possível entender os motivos da escolha da Webtoon enquanto mídia para integrar o BU e sua função dentro da narrativa.
Resumo em outro idioma: The use of transmedia storytelling as a communication strategy has become increasingly popular. There are several platforms that can be used to build transmedia storytelling. The BTS Universe created by the South Korean musical group BTS, has been using the most diverse types of media, including Webtoon. In order to understand the existing relations between the webtoons and transmedia storytelling and the South Korean music industry, it is necessary to aim the telescope at the universe of the webtoons and the South Korean cultural industry. Therefore, it is necessary to present the origin of webtoons, what differentiates them from other media, as well as understand the functioning of the K-pop industry. A case study is then carried out to analyze the particular case that is BTS Universe as a communication strategy and the role played by the webtoon Save Me. By doing so, it is possible to understand the reasons for choosing Webtoon as a medium to integrate BU and its role within the storytelling.
Palavras-chave: Cultura pop
Narrativa
Transmídia
K-Pop
Webtoon
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6263
Vocabulário controlado: Narrativas digitais
Multímidia interativa
Indústria cultural - Coréia (Sul)
Música - Coréia (Sul)
Indústria musical - Coréia (Sul)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AdjaneAngelim.pdf7,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.