Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6263
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Webtoon e transmídia: um estudo de caso no universo do BTS
metadata.dc.creator: Angelim, Adjane Aires
metadata.dc.contributor.advisor1: Conceição, Juara Castro da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luiz Antonio Santana da
metadata.dc.contributor.referee2: Tropiano, André Luís Cardoso
metadata.dc.description.resumo: A utilização de narrativa transmídia como estratégia de comunicação tem se tornado cada vez mais popular. Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas na criação de uma narrativa transmídia. O BTS Universe criado pelo grupo musical sul-coreano BTS, vem se utilizando dos mais diversos tipos de mídia, dentre eles a Webtoon. A fim de entender a relação da Webtoon com narrativas transmídias e com a indústria musical sul-coreana é necessário apontar o telescópio para o universo das webtoons e da indústria cultural sul-coreana. Para tanto, é necessário apresentar a origem das webtoons, o que as diferencia de outras mídias, assim como compreender o funcionamento da indústria do K-pop. Realiza-se, então, um estudo de caso para analisar o caso particular que é o BTS Universe enquanto estratégia de comunicação e o papel desempenhado pela webtoon Save Me. Ao fazer isso, é possível entender os motivos da escolha da Webtoon enquanto mídia para integrar o BU e sua função dentro da narrativa.
Abstract: The use of transmedia storytelling as a communication strategy has become increasingly popular. There are several platforms that can be used to build transmedia storytelling. The BTS Universe created by the South Korean musical group BTS, has been using the most diverse types of media, including Webtoon. In order to understand the existing relations between the webtoons and transmedia storytelling and the South Korean music industry, it is necessary to aim the telescope at the universe of the webtoons and the South Korean cultural industry. Therefore, it is necessary to present the origin of webtoons, what differentiates them from other media, as well as understand the functioning of the K-pop industry. A case study is then carried out to analyze the particular case that is BTS Universe as a communication strategy and the role played by the webtoon Save Me. By doing so, it is possible to understand the reasons for choosing Webtoon as a medium to integrate BU and its role within the storytelling.
Keywords: Cultura pop
Narrativa
Transmídia
K-Pop
Webtoon
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6263
metadata.dc.subject.controlado: Narrativas digitais
Multímidia interativa
Indústria cultural - Coréia (Sul)
Música - Coréia (Sul)
Indústria musical - Coréia (Sul)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AdjaneAngelim.pdf7,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.