Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6276
Tipo de documento: Dissertação
Título: A realidade do sistema de bibliotecas de uma Universidade Pública do Estado do Amazonas no uso de recursos de tecnologia assistiva para o atendimento aos usuários com deficiência visual e auditiva
Autor(a): Vasconcelos, Kátia Maria Melo de
Orientador(a): Quinelato, Eliane
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Tatiana
metadata.dc.contributor.referee2: Martinati, Adriana
Resumo: O presente trabalho tem por escopo os recursos de tecnologia assistiva utilizados num sistema de bibliotecas universitária. A pergunta norteadora da pesquisa buscou saber sobre a funcionalidade deste sistema de biblioteca em oferecer acessibilidade aos usuários com deficiência visual e auditiva e quais deveriam ser adicionadas para torná-lo mais inclusivo, ponderando sobre as necessidades destes usuários. Definiu-se como objetivo geral: avaliar a utilização de tecnologia assistiva pelo sistema de bibliotecas de uma universidade pública do Estado do Amazonas. A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, e a metodologia aplicada foi a bibliográfica e a de campo. Os dados obtidos para a análise da pesquisa foram levantados por meio de um estudo de caso, realizado mediante um questionário criado no Google Forms, com perguntas fechadas seguindo a metodologia da Escala de Likert, e que chegaram aos entrevistados por intermédio de e-mail do Gmail. Os principais resultados constataram que existe uma carência de recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas da universidade e que os produtos e serviços por elas oferecidos, não são suficientes e não estão adequados para atender às necessidades informacionais das pessoas com deficiência visual e auditiva. Foi contatado ainda a inexistência de verba direcionada às bibliotecas para a aquisição desses recursos. Diante desta realidade, foi sugerido a busca por fomentos para aquisição de tecnologia assistiva a fim de equipar às bibliotecas, para que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todos os usuários, independente da existência ou não de uma deficiência. Foi sugerido também algumas TA para auxiliar às pessoas com deficiência visual e auditiva.
Resumo em outro idioma: The scope of this work is the assistive technology resources used in a university library system. The guiding question of the research sought to know about the functionality of this library system in offering accessibility to users with visual and hearing impairments and which ones should be added to make it more inclusive, considering the needs of these users. The general objective was defined: to evaluate the use of assistive technology by the library system of a public university in the State of Amazonas. The research has an exploratory and descriptive character, of a qualitative nature, and the methodology applied was bibliographic and field. The data obtained for the analysis of the research were collected through a case study, carried out through a questionnaire created in Google Forms, with closed questions following the methodology of the Likert Scale, and which reached the interviewees via email from the Gmail. The main results found that there is a lack of assistive technology resources in university libraries and that the products and services offered by them are not sufficient and are not adequate to meet the informational needs of people with visual and hearing impairments. It was also contacted the lack of funds directed to libraries for the acquisition of these resources. In view of this reality, it was suggested to search for incentives for the acquisition of assistive technology in order to equip libraries so that their products and services are accessible to all users, regardless of the existence or not of a disability. It was also suggested some AT to help people with visual and hearing impairments.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva
Acessibilidade
Inclusão
Biblioteca universitária
Assistive Technology
Accessibility
Inclusion
University library
Área de conhecimento - CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: Departamento de Educação
Nome do programa: Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6276
Aparece nas coleções:Dissertações (Programas sem vínculo com a UFAM) - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Kátia Vasconcelos.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.