Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Quinelato, Eliane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606454342348702pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tatiana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174477002627453pt_BR
dc.contributor.referee2Martinati, Adriana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5252084806551276pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Kátia Maria Melo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802871487809228pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T15:09:22Z-
dc.date.available2022-08-12-
dc.date.available2022-08-15T15:09:22Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6276-
dc.description.abstractThe scope of this work is the assistive technology resources used in a university library system. The guiding question of the research sought to know about the functionality of this library system in offering accessibility to users with visual and hearing impairments and which ones should be added to make it more inclusive, considering the needs of these users. The general objective was defined: to evaluate the use of assistive technology by the library system of a public university in the State of Amazonas. The research has an exploratory and descriptive character, of a qualitative nature, and the methodology applied was bibliographic and field. The data obtained for the analysis of the research were collected through a case study, carried out through a questionnaire created in Google Forms, with closed questions following the methodology of the Likert Scale, and which reached the interviewees via email from the Gmail. The main results found that there is a lack of assistive technology resources in university libraries and that the products and services offered by them are not sufficient and are not adequate to meet the informational needs of people with visual and hearing impairments. It was also contacted the lack of funds directed to libraries for the acquisition of these resources. In view of this reality, it was suggested to search for incentives for the acquisition of assistive technology in order to equip libraries so that their products and services are accessible to all users, regardless of the existence or not of a disability. It was also suggested some AT to help people with visual and hearing impairments.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por escopo os recursos de tecnologia assistiva utilizados num sistema de bibliotecas universitária. A pergunta norteadora da pesquisa buscou saber sobre a funcionalidade deste sistema de biblioteca em oferecer acessibilidade aos usuários com deficiência visual e auditiva e quais deveriam ser adicionadas para torná-lo mais inclusivo, ponderando sobre as necessidades destes usuários. Definiu-se como objetivo geral: avaliar a utilização de tecnologia assistiva pelo sistema de bibliotecas de uma universidade pública do Estado do Amazonas. A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, e a metodologia aplicada foi a bibliográfica e a de campo. Os dados obtidos para a análise da pesquisa foram levantados por meio de um estudo de caso, realizado mediante um questionário criado no Google Forms, com perguntas fechadas seguindo a metodologia da Escala de Likert, e que chegaram aos entrevistados por intermédio de e-mail do Gmail. Os principais resultados constataram que existe uma carência de recursos de tecnologia assistiva nas bibliotecas da universidade e que os produtos e serviços por elas oferecidos, não são suficientes e não estão adequados para atender às necessidades informacionais das pessoas com deficiência visual e auditiva. Foi contatado ainda a inexistência de verba direcionada às bibliotecas para a aquisição desses recursos. Diante desta realidade, foi sugerido a busca por fomentos para aquisição de tecnologia assistiva a fim de equipar às bibliotecas, para que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todos os usuários, independente da existência ou não de uma deficiência. Foi sugerido também algumas TA para auxiliar às pessoas com deficiência visual e auditiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Tecnologias Emergentes em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectAssistive Technologypt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectUniversity librarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA realidade do sistema de bibliotecas de uma Universidade Pública do Estado do Amazonas no uso de recursos de tecnologia assistiva para o atendimento aos usuários com deficiência visual e auditivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.affiliationMUST Universitypt_BR
dc.date.event2022-06-24-
dc.publisher.localpubNão se aplicapt_BR
dc.creator.affiliation-initMUST Universitypt_BR
Appears in Collections:Dissertações (Programas sem vínculo com a UFAM) - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Kátia Vasconcelos.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.