Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6287
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicação da Neuroarquitetura em Centro de Integração e Apoio para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)
Other Titles: Application of Neuroarchitecture in Integration and Support Center for children with ASD (Autism Spectrum Disorder)
metadata.dc.creator: Nobre, Karen Kelen Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Taís Furtado
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Roger Pamponet da
metadata.dc.contributor.referee2: Heimbecker, Vládia Pinheiro Cantanhede
metadata.dc.contributor.referee3: Ladeira, Germano Andrade
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo pesquisar e reunir os conceitos necessários que embasem e justifiquem a proposta de implementação do projeto de um Centro de integração e Apoio para Crianças com Transtorno do Espectro Autista em Manaus, através da aplicação da Neuroarquitetura e da sua forma de projetar. O propósito de tal implantação se dá pela constante necessidade de espaços destinados ao público autista com aporte necessário para o desenvolvimento de suas terapias e atividades de crescimento social e motor. Sendo assim, o presente trabalho propõe o uso da neurociência aplicada à arquitetura com o intuito de desenvolver um projeto arquitetônico onde as necessidades sensoriais dos indivíduos autistas são levadas em consideração no ato projetual, afim de criar espaços que corroborem com o pleno desenvolvimento dessas crianças.
Abstract: The present Course Conclusion Work aims to research and gather the necessary concepts that support and justify the proposal to implement the project of an Integration and Support Center for Children with Autism Spectrum Disorder in Manaus, through the application of Neuroarchitecture and the your way of designing. The purpose of such implementation is given by the constant need for spaces for the autistic public with the necessary support for the development of their therapies and activities for social and motor growth. Therefore, the present work proposes the use of neuroscience applied to architecture in order to develop an architectural project where the sensory needs of autistic individuals are taken into account in the design act, in order to create spaces that support the full development of these children.
Keywords: Neuroarquitetura
Neurociência
Arquitetura
Autismo
TEA -Transtorno do Espectro Autista
Neuroarchitecture
Neuroscience
Architecture
Autism
ASD - Autism Spectrum Disorder
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6287
metadata.dc.subject.controlado: Parques urbanos
Arquitetura paisagística
Avaliação do comportamento
Psicanálise infantil
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISTA_Karen Kelen Silva Nobre.pdf6,64 MBAdobe PDFView/Open
PROJETO_Karen Kelen Silva Nobre.pdf11,16 MBAdobe PDFView/Open
TCC_Karen Kelen Silva Nobre.pdfTFGII - Monografia Final6,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.