Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6290
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estereótipos de gênero na educação física nos anos iniciais em Humaitá-AM
metadata.dc.creator: Silva, Diego Maciel da
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Scaramuzza, Genivaldo Frois
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) advém de um projeto de pesquisa junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvido entre o período de Agosto de 2021 à Agosto de 2022, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Ainda, tal trabalho já vinha sendo de interesse durante o processo de formação no curso de Pedagogia, iniciado pelo autor desse trabalho no segundo semestre de 2017. Na escola, as crenças e expectativas sobre os binarismos sexuais podem constituir os estereótipos de gênero, padronizando homens e mulheres. Esses seres sociais aprendem nas distintas instituições sociais de ensino os padrões sociais aceitáveis do como devem se comportar, se vestir e etc., em conformidade com as expectativas de seu gênero. Partindo de uma visão irrestrita quanto a sua abordagem metodológica pós-crítica, a presente pesquisa é classificada como qualitativa quanto a análise de sua problemática e um estudo classificado como descritivo quanto aos seus objetivos. Sobre os elementos técnicos do estudo, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a observação na escola. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar se há estereótipos de gênero nas atividades práticas de Educação Física no 5° ano do Ensino Fundamental em Humaitá/AM. Sua problemática buscou responder como os estereótipos de gênero podem ser re/produzidos nas atividades práticas de Educação Física no 5° ano do Ensino Fundamental. Com base nos resultados, o presente estudo revela que a ocorrência da manifestação dos estereótipos de gênero na disciplina de educação física se dá, de modo mais explícito, nas atividades práticas (físicas) advindas do conteúdo esporte. Realizadas na quadra da escola, essa atividade mostra que na modalidade esportiva futebol (na escola, o futsal) os alunos/meninos demonstram comportamentos discriminatório com base no gênero.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) comes from a research project with the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC), developed between August 2021 and August 2022, at the Federal University of Amazonas (UFAM) , Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA). Still, such work had already been of interest during the training process in the Pedagogy course, started by the author of this work in the second half of 2017. At school, beliefs and expectations about sexual binarisms can constitute gender stereotypes, standardizing men and women. These social beings learn in different social educational institutions the acceptable social standards of how they should behave, dress, etc., in accordance with the expectations of their gender. Starting from an unrestricted view regarding its post-critical methodological approach, the present research is classified as qualitative regarding the analysis of its problem and a study classified as descriptive regarding its objectives. Regarding the technical elements of the study, bibliographic research, the questionnaire and observation at school were used. In this sense, the present research had as general objective to analyze if there are gender stereotypes in the practical activities of Physical Education in the 5th year of Elementary School in Humaitá/AM. Its problem sought to answer how gender stereotypes can be re/produced in the practical activities of Physical Education in the 5th year of Elementary School. Based on the results, the present study reveals that the occurrence of the manifestation of gender stereotypes in the discipline of physical education occurs, more explicitly, in practical (physical) activities arising from the sport content. Held on the school's court, this activity shows that in the soccer sport (at school, futsal) students/boys demonstrate discriminatory behavior based on gender.
Keywords: Estereótipos
Educação física
Escola
Gênero
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6290
metadata.dc.subject.controlado: Educação física (Ensino fundamental)
Sexo - Diferenças (Educação)
Educação física - Aspectos sociais - Humaitá (AM)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiegoSilva.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.