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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leite, William Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0885454760577051 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Gleicyara Ramã Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T18:46:07Z | - |
dc.date.available | 2022-09-17 | - |
dc.date.available | 2022-09-26T18:46:07Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6297 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to evaluate the effect of motor reaction using virtual reality (VR) in children with Down Syndrome (DS). The study is a randomized controlled clinical trial, carried out at Associação Pestalozzi de Coari, located at Rua Padre Rafael, 1138 – Bairro Duque de Caxias. Zip code: 69460-000, Coari-AM. Six DS children aged 8 to 17 years were included, divided into two groups: control group (CG) and experimental group (EG), which were randomly divided by the online platform www.randomizer.org.br. In both groups, the evaluation was performed using a Treaction application. The experimental group was submitted to a virtual reality training protocol through the Xbox 360º video game. Each session lasted 30 minutes, twice a week, in a total of 10 sessions, the training took place over a period of 2 months (July and August) in the year 2022. The control group received no intervention. Data were analyzed using the Jamovi Training Software for Windows, version 2.2. Through the obtained data, it was verified that there were no significant gains in the motor reaction time when comparing the experimental and control groups. Conclusion: The results in the evaluation with the Treaction application, in children with DS, were not relevant, this fact may have occurred due to the small sample size and/or a good initial motor reaction time of the study participants. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da reação motora utilizando realidade virtual (RV) em crianças com Síndrome de Down (SD). O estudo trata-se de um ensaio clinico controlado randomizado, realizado na Associação Pestalozzi de Coari, situada na Rua Padre Rafael, 1138 – Bairro Duque de Caxias. Cep: 69460-000, Coari-AM. Foram inclusas 6 crianças com SD de 8 a 17 anos, divididas em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental(GE), sendo estes divididos randomicamente pela plataforma online www.randomizer.org.br. Em ambos os grupos foi realizada a avaliação por meio de um aplicativo TREACTION. O grupo experimental foi submetido a um protocolo de treinamento de realidade virtual através do videogame Xbox 360º. Cada sessão teve duração de 30 minutos, duas vezes por semana, em um total de 10 sessões, o treinamento ocorreu em um período de 2 meses (julho e agosto) no ano de 2022. O grupo controle não recebeu nenhuma intervenção. Os dados foram analisados pelo Software Jamovi Training para Windows, versão 2.2. Através dos dados obtidos verificou-se que não houve ganhos significantes no tempo de reação motora ao se comparar os grupos experimental e controle. Conclusão: Os resultados na avalição com o aplicativo TREACTION, em crianças com SD, não apresentou relevância, esse fato pode ter ocorrido devido pequeno tamanho da amostra e/ou um bom tempo de reação motora inicial dos participantes do estudo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) | pt_BR |
dc.relation.references | 1. Bragança, a. P. F. (2010). Síndrome de down e a importância da hidroterapia: caminhos para um melhor equilíbrio. Revista digital educação física deportes, 14(142), 1-12 2. BOATO, Elvio et al. O Uso de Tecnologias Virtuais e Computacionais no Desenvolvimento Psicomotor e Cognitivo de Crianças com Síndrome de Down: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública , v. 19, n. 5, pág. 2955, 2022. 3. MENEGHETTI, Cristiane Helita Zorel et al. Avaliação do equilíbrio estático de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 13, p. 230-235, 2009. 4. Mello BC de C, Ramalho TF. Uso da realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de indivíduos com Síndrome de Down. Rev Neurocienc [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 21º de agosto de 2022];23(1):143-9. 5. LORENZO, Suelen Moraes de; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério. Realidade virtual como intervenção na síndrome de Down: uma perspectiva de ação na interface saúde e educação. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 259-274, 2015. 6. BONOMO, Lívia Maria Marques; ROSSETTI, Claudia Broetto. Aspectos percepto-motores e cognitivos do desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo , v. 20, n. 3, p. 723-734, 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822010000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 ago. 2022 7. DIAS, R. S.;SAMPAIO, I. L. A.; TADDEO, L. S. Fisioterapia X Wii: A introdução do lúdico no processo de reabilitação de paciente em tratamento fisioterápico. VIII Brazillian Symposium on Games and Digital Entertainment. Rio de Janeiro, 2009, 4p. 8. CORRÊA, A. G. D.; Realidade virtual e jogos eletrônicos: uma proposta para deficientes. In: MONTEIRO, C. B. M. (Org.) Realidade Virtual na Paralisia Cerebral. São Paulo: Ed. Plêiade, p. 65-71, 2011. 9. Victor Coswig, Jader Sant'Ana, Maicon Nascimento Coelho, Antonio Renato Pereira Moro, Fernando Diefenthaeler. Originalmente publicado em JMIR Mhealth e Uhealth (http://mhealth.jmir.org), 11.11.2019. 10. GIMENEZ, Roberto. Atividade motora para indivíduos portadores da síndrome de Down. Revista Digital, 2007. 11. Inui N, Yamanishi M, Tada S. Simple reaction times and timing of serial reactions of adolescents with mental retardation, autism, and Down syndrome. Percept Mot Skills. 1995 Dec;81(3 Pt 1):739-45. 12. VIEIRA, Gisele De Paula et al. Realidade virtual na reabilitação física de pacientes com doença de Parkinson. Journal of human Growth and Development, v. 24, n. 1, p. 31-41, 2014. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Xbox | pt_BR |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Reação motora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Efeitos da realidade virtual no tempo de reação motora de crianças com Sindrome de Down: ensaio clínico controlado randomizado | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of virtual reality on motor reaction time in children with Down syndrome: Controlled and randomized clinical trial. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2022-08-30 | - |
dc.publisher.localpub | Coari | pt_BR |
dc.subject.controlado | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.controlado | Down, Síndrome de - Pacientes - Cuidados de saúde | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Fisioterapia - Bacharelado - Coari | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
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