Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6299
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Possibilidades de educação em Astronomia para pessoas com deficiência visual |
Other Titles: | Possibilities in Astronomy education for visually impaired people |
metadata.dc.creator: | Correia, Cleison da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Lavor, Otávio Paulino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Plaça, Jaqueline Santos Vargas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Marta de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | Astronomia acadêmica e Astronomia cultural são duas áreas com perspectivas diferentes de compreensão dos Céus. Na Astronomia acadêmica o estudo dos fenômenos e corpos celestes está culturalmente associado à visão, na Astronomia cultural as relações Céu-Terra são estudadas de forma holística, transdisciplinar e sem um único viés sensorial preferencial, podendo trazer uma perspectiva inclusiva sobre os conhecimentos do Céu. Assim, no contexto da Educação Inclusiva, a partir de um levantamento bibliográfico, este estudo buscou compreender o Estado do Conhecimento sobre Educação em Astronomia na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência visual. Para nosso levantamento, estabelecemos um recorte temporal do período de 2001 a 2021 nas bases de dados: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA) e Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA). Esta é uma pesquisa em ensino de Ciências, com abordagem qualitativa, e situa-se na linha de pesquisa do Estado do Conhecimento. Para codificação e análise dos dados utilizaremos a técnica da análise de conteúdo. Verifica-se um crescimento do número de trabalhos que tratam de Educação em Astronomia para pessoas com deficiência visual nos últimos 10 anos e também que esses trabalhos apresentaram enfoque prático-aplicável e investigativo-teórico. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir na constituição de um levantamento que permitirá conhecer mais sobre essa temática e sua possível aplicação e divulgação, contribuindo para motivar professores em formação inicial e continuada na área do ensino de Ciências, a refletir sobre as possibilidades de uma Educação em Astronomia inclusiva a partir da Astronomia cultural. |
Abstract: | Academic astronomy and Cultural Astronomy are two areas with different perspectives of understanding skies. In Academic Astronomy, the study of celestial phenomena and bodies is culturally linked to vision, while in the cultural astronomy the Sky-Earth relationships are studied in a holistic, transdisciplinary way, without a single preferential sensory bias, which may bring an inclusive perspective about the knowledge of the skies. Thus, in the Inclusive Education context, from the bibliographic survey, this study, a qualitative approach, aimed to understand the State of Knowledge about Education in Astronomy, from the perspective of visually impaired people. For this survey, a time frame for the period of 2001 to 2021 was established in the following databases: National Symposium on Astronomy Education (SNEA, in Portuguese), Latin-American Magazine of Astronomy Education (RELEA, in Portuguese) and Bank of Theses and Dissertations on Education in Astronomy (BTDEA, in Portuguese). For the data codification and examination, the analysis of content technique is used. An increase of the number of works related to Astronomy Education for visually impaired people was observed in the last 10 years. Also, these works presented a practical-applicable and investigative-theoretical approach. It is believed that this research can contribute to the constitution of a survey that allows knowing more about this theme and its possible application and dissemination, contributing to motivating teachers in the initial and continuing education in Science Teaching, and to reflecting on the possibilities in an inclusive Astronomy Education from the Cultural Astronomy. |
Keywords: | Ensino de ciências Science teaching Educação inclusiva Inclusive education Astronomia cultural cultural astronomy Cosmovisão worldview |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6299 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação especial Antroposofia |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Cleison da Silva Correia.pdf | 740,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.