Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6301
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Proposta de projeto para o Centro Municipal de Educação Infantil – Maria Montessori
Other Titles: Centro Municipal de Educação Infantil – Maria Montessori
metadata.dc.creator: Guimarães, Amanda Luiza Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rejane Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Lasmar, Caio Ismael de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Elisabete de Aguiar e
metadata.dc.contributor.referee3: Cereto, Marcos Paulo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe desenvolver um projeto arquitetônico de creche e pré-escola em que será utilizada uma abordagem alternativa ao sistema tradicional de ensino, visando a partir dos primeiros momentos de vida de uma criança, de zero a cinco anos, usar um método que permite seu desenvolvimento não apenas no contexto da alfabetização, mas também na autonomia, na liberdade e na criação de seus interesses, valores e percepções. Na referência teórica serão abordados temas como um breve histórico da educação infantil no Brasil, o método Montessori, a contribuição da arquitetura lúdica para a aprendizagem e a relação da natureza com o ambiente escolar. Esses temas foram escolhidos para ampliar o conhecimento sobre os conceitos que nortearão o projeto. Além da teoria, serão analisados três projetos como objetos de estudo com o tema da arquitetura infantil e a aplicação dos princípios Montessori na arquitetura. Em seguida, haverá um levantamento da área onde o projeto desenvolvido será implantado. O terreno está localizado na cidade de Manaus no bairro Chapada, na Avenida Constantino Nery. Serão analisados mapas como uso e ocupação do solo, condicionantes ambientais, gabaritos e sistema viário. Diante da análise de todos esses elementos, apresenta-se o desenvolvimento do projeto da creche, que, além das considerações finais, contemplará plantas, cortes, elevações e perspectivas. A arquitetura do local será a base para o fortalecimento das crianças, pois permitirá a aplicação do método, mostrando claramente que a arquitetura escolar e a pedagogia andam de mãos dadas, e que a qualidade do edifício interfere no aprendizado, na exploração de conhecimento e comportamento.
Abstract: The present work proposes to develop an architectural project for a daycare and preschool in which an alternative approach to the traditional schooling system will be used, aiming from the first moments of life of a child, from zero to five years, to use a method that allows their development not only in the context of literacy, but also in autonomy, freedom and creation of their interests, values and perceptions. The theoretical reference will cover topics such as a brief history of early childhood education in Brazil, the Montessori method, the contribution of playful architecture to learning and the relationship between nature and the school environment. These topics were chosen to broaden the knowledge about the concepts that will guide the project. Besides the theory, three projects will be analyzed as study objects with the theme of children's architecture and the application of Montessori principles in architecture. Next, there will be a study of the area where the developed project will be implemented. The land is located in the city of Manaus, in the Chapada neighborhood, at Avenida Constantino Nery. Maps will be analyzed, such as zoning and building fuction, environmental conditioning factors, building height and the road system. After analyzing all these elements, the development of the daycare center project is presented, which, besides the final considerations, will include floor plans, sections, elevations, and perspectives. The architecture of the place will be the basis for the children's empowerment, as it will allow the application of the method, clearly showing that school architecture and pedagogy go hand in hand, and that the quality of the building interferes in the learning, in the exploration of knowledge and behavior.
Keywords: Educação infantil
Pedagogia Alternativa
Arquitetura Escolar
Método Montessori
Early Childhood Education
Alternative Pedagogy
School Architecture
Montessori Method
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO: PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO: PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6301
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AmandaGuimaraes.pdf9,7 MBAdobe PDFView/Open
TCC_REVISTA_AmandaGuimaraes.pdf6,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.