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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Intervenções fisioterapêuticas e de terapia ocupacional para participação social de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: revisão integrativa
Other Titles: Physiotherapy and occupational therapy interventions for social participation of children and adolescents with autism spectrum disorder: integrative review
metadata.dc.creator: Oliveira, Amanda Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alessandra
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Flávio
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Israelly
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Identificar e demonstrar as evidências científicas que englobam as intervenções fisioterapêuticas e de terapia ocupacional para a promoção da participação social de crianças e adolescentes com TEA. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. As buscas se iniciaram no período de 05 de fevereiro de 2022 até 10 de maio de 2022, nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, PEDro, PubMed e MedLine. Resultados: Oito estudos foram selecionados. Destes, 1 pesquisa exploratória e 7 ensaios clínicos randomizados e não randomizados. Os estudos aplicaram intervenções, técnicas e métodos com o desfecho principal na melhora do desenvolvimento, sobretudo na participação social para crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, entre 2 a 12 anos de idade, de ambos os sexos. Conclusão: A aplicação de programas estruturados compostos de atividades individuais e coletivas com danças aeróbicas, jogos, brincadeiras e até esportes são eficazes para a melhora do desempenho social, interação entre os colegas e profissionais, autoconfiança, socialização, e principalmente na participação social, tanto em ambiente domiciliar, quanto em escolas.
Abstract: Objective: To identify and demonstrate the scientific evidence that encompasses physical therapy and OT interventions to promote the social participation of children and adolescents with ASD. Method: This is an integrative literature review study. The searches started from February 5, 2022 to May 10, 2022, in the following databases: Google Scholar, Scielo, PEDro, PubMed and MedLine. Results: Twelve studies were selected. Of these, 1 exploratory research and 7 randomized and non-randomized clinical trials. The studies applied interventions, techniques and methods with the main outcome of improving development, especially in social participation for children and adolescents diagnosed with ASD, aged between 2 and 12 years, of both sexes. Conclusion: The application of structured programs composed of individual and collective activities with aerobic dances, games, games and even sports are effective for improving social performance, interaction between colleagues and professionals, self-confidence, socialization, and especially in social participation, both in an home and in schools.
Keywords: Transtorno de Espectro Autista
Participação Social
Fisioterapia
Participação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Fisioterapia - Bacharelado - Coari
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6336
metadata.dc.subject.controlado: Autismo
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