Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6338
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Habilidades linguísticas relacionadas à produção textual e a repercussão na metodologia de ensino: um estudo com professores de língua portuguesa no ensino fundamental II em Benjamin Constant, AM.
Autor(a): Negreiros, Sabrina da Silva
Orientador(a): Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Alderleny Sá de
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Maiara Barros de
Resumo: O referido trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a produção textual e que está delimitado: “Habilidades linguísticas relacionadas à produção textual e a repercussão na metodologia de ensino: um estudo com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II em Benjamin Constant”. O objetivo geral é analisar as percepções de professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Fundamental II quanto às próprias habilidades linguísticas relacionadas à produção textual e a repercussão na metodologia de ensino. Como objetivos específicos foram estabelecidos: averiguar como os professores avaliam a própria habilidade linguística em relação à atividade de produção textual; identificar qual metodologia de ensino e de avaliação que os professores do Ensino Fundamental II utilizam com seus alunos para trabalhar a produção de texto; verificar se os professores de Língua Portuguesa têm alguma especialização na escrita. As questões norteadoras foram: será que os professores do Ensino Fundamental têm especialização na prática da produção textual? Será que os professores utilizam textos para facilitar a produção de seus alunos? Quais textos são mais utilizados em sala de aula? Quais metodologias os professores de LP utilizam nas aulas de produção textual? Será que os professores têm hábito de escrita? Quanto a natureza da pesquisa essa foi quali-quantitativa. Nos procedimentos metodológicos, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico, sendo os teóricos: Antunes (2005, 2008, 2017), Koch (1983, 2007), Marcuschi (2000, 2001, 2002), Paulo Freire (2000) e Nunes (2012). Para alcançar os objetivos traçados, utilizou-se a da aplicação dos questionários com os professores do Ensino Fundamental II. Com a amostra de dados qualitativa, buscou-se interpretar e mostrar os resultados. Quanto aos objetivos, eles evidenciam que foram alcançados após serem analisados.
Resumo em outro idioma: El citado Trabajo de Finalización del Curso (TCC) tiene como tema: “La producción textual, se delimita en la “Habilidad Lingüísticas relacionadas con la producción textual e impacto en la metodología de enseñanza: un estudo con profesores de lengua portuguesa en la escuela primaria II”. Su objetivo general es: Analizar las percepciones de profesores de lengua portuguesa en la escuela primaria II sobre sus propias habilidades lingüísticas relacionadas con la producción textual y el impacto en la metodología de enseñanza. Y tuvo como objetivos específicos: averiguar cómo los profesores evalúan su propia habilidad lingüística en relación con la actividad de producción textual; identificar qué metodología de enseñanza y evaluación utilizan los docentes de primaria con sus alumnos para trabajar la producción de textos; para verificar si los profesores de lengua portuguesa tienen alguna especialización en escritura. Posteriormente, las preguntas orientadoras fueron: ¿los docentes de primaria tienen especialización en la práctica de la producción textual? ¿Los docentes utilizan textos para facilitar la producción de sus alumnos? ¿Qué textos son los más utilizados en el aula? ¿Qué metodologías utilizan los profesores de LP en las clases de producción de textos? ¿Los profesores tienen el hábito de escribir? En los procedimientos metodológicos primero se realizó un levantamiento bibliográfico siendo los teóricos: Antunes (2005, 2008 y 2017), Koch (1983, 2007), Marcuschi (2000, 2001 y 2002) Paulo Freire (2000), Nunes (2012). La naturaleza de la investigación fue cuali-cuantitativa, con la muestra de datos cualitativos y la interpretación, se buscó mostrar los resultados. Para lograr los objetivos planteados, se utilizó la recopilación de cuestionarios de maestros de primaria II. En cuanto a los objetivos, muestran que se lograron al ser analizados.
Palavras-chave: Habilidades Linguistica
Produção Textual
Metodologia
escrita
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6338
Vocabulário controlado: Letras (Linguistica)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SabrinaNegreiros.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.