Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lira, Rosenir de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2763036397653464pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria de Jesus Belém de Souza-
dc.creatorSouza, Andréia Arruda de-
dc.date.accessioned2022-09-29T17:03:24Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-09-29T17:03:24Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6343-
dc.description.abstractABSTRACT The human being in his life trajectory goes through various processes of development, whether physical, emotional and psychological. In each of these moments there are numerous and different changes characteristic of each phase of human development. Adolescence is one of the most complex, as it is the age of transition from child to adult condition. The term "adolescence" comes from Latin, where ad = "for" and olescere = "grow". Soon, adolescence has the literal meaning "grow for". The Online Dictionary of Portuguese conceptualizes adolescence as the period of human development defined by the transition between youth and adulthood; phase that begins after puberty. The authors replicate that adolescence is a time in which many changes occur: the biological changes associated with puberty, the social and educational resulting from the transition in school grades, as well as in family and friends relationships. For educators, it is unanimous, the certainty that the school is one of the environments where adolescents most develop their cognitive, sociological and affective skills. In the school environment, they are provided with moments and experiences that contribute to their development. The result of the demotivation of students by school activities or by the absence of them, appears in the low performance of their real potentialities. Adolescents who are easily distracted, especially, with the advent of cell phone equipment, which has become part of people's daily lives, affective relationships with boyfriends. But in suma, much of this demotivation is attributed to the disinterest of the individual himself who is in a trance with this new stage of discoveries, and really, it does not seem to be very flexible to studies. According to the ECA, in its "Art. 60. - Any work is prohibited for minors under fourteen years of age." But what really interests us in this research is the issue of school decline and failure as a result of the demotivation resulting from the mandatory vertical or horizontal social isolation that closed all establishments that generated any kind of agglomeration.pt_BR
dc.description.resumoRESUMO O ser humano em sua trajetória de vida passa por vários processos de desenvolvimento, sejam eles físicos, emocionais e ou psicológicos. Em cada um desses momentos ocorrem inúmeras e diferentes mudanças características de cada fase do desenvolvimento humano. A adolescência é uma das mais complexas, pois é a idade de transição da condição de criança para o ser adulto. O termo "adolescência" vem do latim, onde ad = "para" e olescere = "crescer". Logo, adolescência tem o significado literal "crescer para". O Dicionário Online de Português conceitua a adolescência como, o período do desenvolvimento humano definido pela transição entre a juventude e a idade adulta; fase que se inicia após a puberdade. Os autores replicam que a adolescência é um tempo em que ocorrem muitas mudanças: as biológicas associadas à puberdade, as sociais e educacionais resultantes da transição nas séries escolares, bem como nas relações familiares e entre amigos. Para os educadores, é unânime, a certeza de que a escola é um dos ambientes onde os adolescentes mais desenvolvem suas competências cognitivas, sociológicas e afetivas. No âmbito escolar é proporcionado a eles momentos e vivências que contribuem para seu desenvolvimento. O resultado da desmotivação de alunos pelas atividades escolares ou pela ausência delas, aparece no baixo desempenho de suas reais potencialidades. Adolescentes que se distraem facilmente, principalmente, com o advento do aparelho de telefonia celular, que se tornou parte do cotidiano das pessoas, relacionamentos afetivos com namorados(as). Mas em suma, grande parte dessa desmotivação, se atribui ao desinteresse do próprio indivíduo que está em transe com essa nova etapa de descobertas, e realmente, parece não estar muito flexível aos estudos. De acordo com o ECA, em seu “Art. 60. - É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.” Mas, o que realmente nos interessa nessa investigação é a questão do declínio e do fracasso escolar em consequência da desmotivação resultante do isolamento social vertical ou horizontal obrigatório que fechou todos os estabelecimentos que geravam qualquer tipo de aglomeração.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba; Luís Ventura de PINHO, Luís Ventura. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Seção Livre • Psicologia Clínica. 20 (2) 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S010356652008000200013>; Acessado em: 25 de novembro de 2020 às 12h12min; Autor desconhecido. Criança livre do trabalho infantil. O que o ECA diz sobre o trabalho infantil em seus artigos. Disponível em: <https://livredetrabalhoinfantil.org.br › noticias › reportagens>; Acessado em: 25 de novembro de 2020 às 20h14min.; BATISTA, Mônica de Lourdes Souza; QUINTÃO, Patrícia Lima; LIMA, Sérgio Muinhos Barroso. Um Estudo sobre a Influência dos Jogos Eletrônicos sobre os Usuários. Disponível em: http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377; Acessado em: 29 de outubro de 2020 às 8h46min.; BRAMBATTI, Fabiana Fagundes. A importância da família na educação dos seus filhos com dificuldade de aprendizagem escolar sob a ótica da psicopedagogia. Rev. Educ. do Ideau Instituto de Desenvolvimento …, 2010. Disponível em: < https://www.passofundo.ideau.com.br › files_mf> Acessado em: 07 de novembro de 2020 às 10h21min; BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 227. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/art_227_. asp>; Acessado em: 18 de abril de 2021 às 10h20min; _______. Estatuto da Criança e do Adolescente. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 115 p. Conteúdo: Lei no 8.069/1990; _______. Ministério dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente. Violência contra Crianças e Adolescentes: Análise de Cenários e Propostas de Políticas Públicas / elaboração de Marcia Teresinha Moreschi – Documento eletrônico – Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018, 494 p; _______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Saúde do adolescente: competências e habilidades / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. CD ROM; 43/4 pol. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br › bvs › publicacoes › sa>; Acessado em: 21 de março de 2021 às 23h 08min; 41 _______________________________________________________________________________________________________________________________ Av. Gel. Rodrigo Otávio Ramos Jordão n° 3000 – Campus Universitário – Setor Norte – Coroado – CEP 69077-000 – Manaus – Amazonas – Brasil _______. Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador. Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador / Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. – 2. ed. – Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011. 95 p; BREDA, Vitor Carlos Thumé; et. al. Dependência de jogos eletrônicos em crianças e adolescentes. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link › pdf> Acessado em: 29 de outubro de 2020 às 9h18min.; BRITO, Maria Helena de Paula; ARRUDA, Neivaely Aparecida de Oliveira; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. Escola, Pobreza e aprendizagem: reflexões sobre educabilidade. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação – Educere. Curitiba, Pontifícia Universidade Católica, p. 18670-18683, 2015.; CABRAL, C. S. Gravidez na adolescência e identidade masculina: repercussões sobre a trajetória escolar e profissional do jovem. In Revista Brasileira de Estudos de População. Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, 2002. Disponível em: <http://www.rebep.org.br/index.php/revista/article/view/318/pdf_299> Acessado em: 26 de novembro de 2020 às 20h05min; CAMPOS, Ana Cristina. IBGE: Brasil tem 4,6% das crianças e adolescentes em ... Publicado em 17/12/2020 - 10:11 – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br › noticia › 2020-12 › ibge> Acessado em: 29 de janeiro de 2021 às 23h31min; CARELLI, Andrea Mismotto. (Org.) da obra. Produzido, editorado e diagramado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (CEAF) em agosto de 2014. Comentários à Lei nº 12.594/2012. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br › File › publi › sinase>; Acessado em: 21 de março de 2021 às 21h14min; CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha – UEL prof.anaraquel@hotmail.com; BZUNECK, José Aloyseo – UEL bzuneck@sercomtel.com.br; A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de outubro de 2009 – PUCPR; COSTA, Renata Pires Bastos; LIMA, Maria Celina Peixoto; PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz. Os impasses da educação na adolescência contemporânea. Boletim de Psicologia, 2010, vol. Lx, nº 132: 097-106. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org › pdf › bolpsi> Acessado em: 28 de outubro de 2020 às 16h23min.; Dicionário Online de Português. Adolescência. Disponível em: <https://www.dicio.com.br › adolescência>; Acessado em: 28 de janeiro de 2021 às 10h23min; 42 _______________________________________________________________________________________________________________________________ Av. Gel. Rodrigo Otávio Ramos Jordão n° 3000 – Campus Universitário – Setor Norte – Coroado – CEP 69077-000 – Manaus – Amazonas – Brasil Dicionário Online de Português. Adolescente. Disponível em: <https://www.dicio.com.br › adolescente>; Acessado em: 28 de janeiro de 2021 às 11h10min; FERREIRA, Joel Costa; ALMEIDA, Luís. O papel do director de turma na problemática do abandono escolar precoce. Disponível em: <educacion.udc.es>; Acessado em: 17 de setembro de 2020 às 14h00min.; FLEMING, M. (1993) - Adolescência e Autonomia - O Desenvolvimento e a Relação com os Pais, Porto, Ed. Afrontamento. p. 700; FORTES, Luís Lima. A rádio educativa na formação social e pessoal famílias com adolescentes em situação de risco: 2012. Disponível em: < https://core.ac.uk › Portal do Conhecimento> Acessado em: 17 de setembro de 2020 às 13h56min.; GONÇALVES, JRF dos Reis. Reflexões acerca do estatuto da criança e do adolescente – eca: os direitos e obrigações da família e da escola frente a estes sujeitos. Disponível em: <academia.edu>; Acessado em: 07 de novembro de 2020 às 10h40min.; GUTIERRA, Beatriz Cauduro Cruz. Anais do I Simpósio Internacional do Adolescente. 2005 - SciELO Brasil. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br › scielo › pid=000000...> Acessado em: 17de setembro de 2020 às 12h55min.; MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003; MASCAGNA, Gisele Cristina. Adolescência: compreensão histórica a partir da escola de Vygotsky. 2009. Disponível em: <old.ppi.uem.br>; Acessado em: 25 de setembro de 2020 às 20h10min.; NEVES, Mariana Braga Alves de Souza; GOMES, Candido Alberto da Costa. Gravidez adolescente e juvenil: declínio ou estagnação? Trabalhos de pesquisa. Revista Brasileira de Sexualidade humana. 2013 – DOI. Disponível em: <https://doi.org/10.35919/rbsh.v24i2.178>; Acessado em: 12 de março de 2021 às 13h25min; PEPIN, L. (1979) – A Criança no Mundo Actual - Psicologia, vida e problemas, Lisboa, Editorial Estampa. PFEIFFER, C; GRIGOLETTO, M. Reforma do ensino médio e BNCC – divisões, disputas e interdições de sentidos. Revista Investigações Vol., 2018. Disponível em: <periodicos.ufpe.br>; Acessado em: 03 de fevereiro de 2021 às 11h09min.; 43 _______________________________________________________________________________________________________________________________ Av. Gel. Rodrigo Otávio Ramos Jordão n° 3000 – Campus Universitário – Setor Norte – Coroado – CEP 69077-000 – Manaus – Amazonas – Brasil PICIRILLI, Cláudia Capelini. Desenvolvimento humano II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 256 p.; RAMOS, N. (1993) – Maternidade em ambiente indígena e imigrante português. Da tradição à modernidade. Um estudo etnopsicológico. Tese de Doutoramento em Psicologia, Universidade de René Descartes, Sorbonne, Paris, Vol. I E II; RIZZINI, Irene; ZAMORA, Maria Helena; KLEIN, Alejandro. O adolescente em contexto – Justiça juvenil sob o marco da proteção. São Paulo, 2008. Introdução: O Brasil tem 25 milhões de adolescentes ... – CIESPI. Disponível em: <www.ciespi.org.br › Artigos › Artigos pag 2 › 20...> Acessado em: 17 de setembro de 2020 às 13h48min.; RODRIGUES, Juliana; Jane ROSE, Silva Souza. Principais transtornos detectados na adolescência: onde entram a família e a escola? - Khóra: Revista Transdisciplinar, 2019. Disponível em: <site.feuc.br>; Acessado em: 07 de novembro de 2020 às 10h38min.; SALLES, L.M.F. (1998). Adolescência, escola e cotidiano: um discurso contrastante entre o genérico e o particular. Piracicaba: UNIMEP; SAMPAIO, D. (1994) – Inventem-se novos pais, Colecção Nosso Mundo, Lisboa, Editorial Caminho; SANTA CATARINA. Poder Judiciário de Santa Catarina. Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC. ECA 30 Anos - Infância e Juventude. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br › web › campanhas › eca-30-anos>; Acessado em: 12 de abril de 2021 às 00h17min; SANTOS, E. M. dos. Revista parlamento e sociedade. Parlamento e Sociedade. Disponível em: <mpsp.mp.br>; Acessado em: 17 de setembro de 2020 às 13h39min.; SCOTT, Juliano Beck; PROLA, Caroline de Abreu; SIQUEIRA, Aline Cardoso; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no brasil: uma revisão sistemática da literatura. Artigos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.24 no.2 Belo Horizonte maio/ago. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p600-615>; DOI – 10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p600-615; Acessado em: 27 de junho de 2021 às 19h45min; Significado de adolescência. (O que é, Conceito e Definição. Disponível em: <https://www.significados.com.br › adolescência>; Acessado em: 28 de janeiro de 2021 às 00h17min; SILVA FILHO; LIMA ARAÚJO. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto 44 _______________________________________________________________________________________________________________________________ Av. Gel. Rodrigo Otávio Ramos Jordão n° 3000 – Campus Universitário – Setor Norte – Coroado – CEP 69077-000 – Manaus – Amazonas – Brasil Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan.-jun. 2017. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito>; Acessado em: 01 de junho de 2021 às 23h51min; SILVA, Luís Gustavo Moreira da; FERREIRA, Tarcísio José. Periódico Científico Projeção e Docência | v.5 | n.2 6. Dez de 2014. O papel da escola e suas demandas sociais - Portal de Notícias. Disponivel em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br>; Acessado em: 25 de novembro de 2020 às 12h50min; SPRINTHALL, N. A.; COLLINS, W. A. (1999) – Psicologia do Adolescente, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. p. 200; TONIN, Marta Marília; PESSOA, Olga Maria; PASTRE, Paulino; GRILO, Valéria Teixeira de Meiroz; KUHLMANN, Sylvio Roberto Degasperi. TRABALHO INFANTIL E DO ADOLESCENTE. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br › File › download › trabalho infantil> Acessado em: 24 de outubro de 2020 às 22h09min.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectPuberdadept_BR
dc.subjectPubertypt_BR
dc.subjectDesmotivaçãopt_BR
dc.subjectDemotivationpt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Failurept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância da educação como prática mediadora de conflitos entre adolescentes em vias de fracasso escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-06-01-
dc.publisher.localpubManauspt_BR
dc.subject.controladoAdolescênciapt_BR
dc.subject.controladoFracasso Escolarpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndreiaSouza.pdf15,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.