Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6364
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludicidade no ensino de alunos surdos: prática de professores de uma escola bilíngue
Título(s) alternativo(s): Ludicity in teaching deaf students: teachers' practice in a bilingual school
Autor(a): Soares, Ana Lídia Rhodis
Orientador(a): Bastos, Elizandra de Lima Silva
Resumo: Esta pesquisa apresenta a ludicidade na metodologia de Libras como L1, na qual promove no aluno surdo a interatividade, independência, o desenvolvimento cognitivo, motor e linguístico, o lúdico como um método adotado pelos professores de Libras pode estimular em seus alunos a aquisição da perspectiva visual, o interesse nas aulas e o raciocínio rápido. O aporte teórico pertencente aos conceitos sobre a ludicidade na prática docente foi embasado em Barcelar (2015) e Luckesi (2014). Quanto à ludicidade como estratégia de Libras como L1, foi sustentado em Modesto e Rubio (2014) e Lohn (2015). E sobre a ludicidade como promotora de aprendizagem significativa, a pesquisa foi apoiada em Mineiro e D’Ávila (2019), Lohn (2015), Luckesi (2002;2014) e Basso, Strobel e Masuti (2009). Utilizou a metodologia de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica e de campo, no contexto de uma escola, contou com quatro participantes, sendo dois professores surdos e dois alunos surdos, com o uso de questionários, e análise de conteúdo de Bardin (2016) que define como um conjunto de ferramentas metodológicas em constante aperfeiçoamento e aplicadas a "discursos". Os resultados encontrados foram que a ludicidade é promotora eficaz no ensino de Libras como L1, na educação fundamental e promove a atuação plena dos professores, o que impõe a constatação de que a ludicidade é uma metodologia na qual estimula os alunos para uma aprendizagem eficiente, respeitando o uso de recursos visuais, promovendo a perspectiva espaço-visual e maior participação dos alunos.
Resumo em outro idioma: This research presents the playfulness in the methodology of Libras as L1, which promotes interactivity, independence, cognitive, motor and linguistic development in deaf students. Playfulness as a method adopted by teachers of Libras can stimulate in their students the acquisition of visual perspective, interest in the classroom and quick thinking. The theoretical contribution pertaining to the concepts of playfulness in teaching practice was based on Barcelar (2015) and Luckesi (2014). As for ludicity as a strategy for Libras as L1, it was supported by Modesto and Rubio (2014) and Lohn (2015). In regards to playfulness as a promoter for meaningful learning, the research was supported in Mineiro and D'Ávila (2019), Lohn (2015), Luckesi (2002;2014) and Basso, Strobel and Masuti (2009). The methodology chosen for this Para assistir ao vídeo “Resumo do TCC“ em Libras, acesse esse QR CODE ou clique AQUI study was that of qualitative approach, having as method the bibliographic and field research, in the context of a school, with a total of four participants, two deaf teachers and two deaf students, with the use of questionnaires, and content analysis of Bardin (2016) who defines a set of methodological tools in constant improvement and applied to " speeches ". The results found were that the ludicity is an effective promoter for the teaching of Libras as L1, in elementary education and promotes the full performance of teachers, which imposes the finding that ludicity is a methodology which stimulates students in efficient learning, respecting the use of visual resources, promoting the space-visual perspective and greater participation of the students.
Palavras-chave: Ludicidade
Professores de Libras
Libras como L1
Metodologia
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6364
Vocabulário controlado: Jogos educativos
Aquisição de linguagem
Lingua brasileira de sinais
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ana Lídia Rhodis Soares.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.