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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Aplicativo Android Para Facilitar à Participação Esportiva de Indivíduos Em Comunidades de Esportes
Other Titles: Android Application to Facilitate the Sports Participation of Individuals in Sports Communities
metadata.dc.creator: Souza, Pedro Jemeson Menezes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Adriana Doroteu
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes Júnior, Aurélio Andrade de
metadata.dc.contributor.referee2: Libório Filho, João da Mata
metadata.dc.description.resumo: Facilitar o acesso a locais que incentivam a prática de esportes é colaborar para a saúde da população mundial. Este trabalho mostra uma maneira de conectar os indivíduos com o esporte. Para chegar a uma solução foi realizado procedimento metodológico de levantamento bibliográfico na literatura, a solução foi baseada em personas e cenários. Foi criado no modelo incremental, diagramas UML, bem como sua abordagem de implementação e programação Kotlin e SQLite. Diante disso foi possível criar um aplicativo android com o propósito de facilitar a busca de locais de acordo com o esporte preferido do usuário. O SportGo permite que usuários interajam com novas comunidades e ganhem experiência em um ambiente real, o aplicativo também mostra todo percurso por meio do google maps. Para chegar no resultado foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de questionários utilizando o modelo TAM com os indicadores de Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida e Utilidade de Uso, e contou com uma análise descritiva de 41 respostas. O Aplicativo possui profundas implicações para futuros estudos e eficácia de tal abordagem é confirmada pelos dados empíricos.
Abstract: Facilitating access to places that encourage the practice of sports is contributing to the health of the world's population. This work shows a way to connect individuals with sport. To reach a solution, a methodological procedure of bibliographic research was carried out in the literature, the solution was based on personas and scenarios. We built It on the incremental model, using UML diagrams, as well as its implementation and programming approach with Kotlin and SQLite. Thus, we created an android application with the purpose of facilitating the search for places according to the user's preferred sport. The SportGo application allows users to interact with new communities and gain experience in a real environment, It also shows the entire route through Google Maps. As a result, a quantitative research was carried out through questionnaires using the TAM model with the indicators of Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use and Usefulness of Use, and had a descriptive analysis of 41 responses. The application has profound implications for future studies and the effectiveness of such an approach is confirmed by empirical data.
Keywords: Aplicativo de Esporte
Sport Application
Android Kotlin
Engenharia de Software
Software Engineering
Modelo de Avaliação Tecnológica
Technology Acceptance Model
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6370
metadata.dc.subject.controlado: Engenharia de software
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