Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6370
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Aplicativo Android Para Facilitar à Participação Esportiva de Indivíduos Em Comunidades de Esportes |
Other Titles: | Android Application to Facilitate the Sports Participation of Individuals in Sports Communities |
metadata.dc.creator: | Souza, Pedro Jemeson Menezes de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Dantas, Adriana Doroteu |
metadata.dc.contributor.referee1: | Menezes Júnior, Aurélio Andrade de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Libório Filho, João da Mata |
metadata.dc.description.resumo: | Facilitar o acesso a locais que incentivam a prática de esportes é colaborar para a saúde da população mundial. Este trabalho mostra uma maneira de conectar os indivíduos com o esporte. Para chegar a uma solução foi realizado procedimento metodológico de levantamento bibliográfico na literatura, a solução foi baseada em personas e cenários. Foi criado no modelo incremental, diagramas UML, bem como sua abordagem de implementação e programação Kotlin e SQLite. Diante disso foi possível criar um aplicativo android com o propósito de facilitar a busca de locais de acordo com o esporte preferido do usuário. O SportGo permite que usuários interajam com novas comunidades e ganhem experiência em um ambiente real, o aplicativo também mostra todo percurso por meio do google maps. Para chegar no resultado foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de questionários utilizando o modelo TAM com os indicadores de Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida e Utilidade de Uso, e contou com uma análise descritiva de 41 respostas. O Aplicativo possui profundas implicações para futuros estudos e eficácia de tal abordagem é confirmada pelos dados empíricos. |
Abstract: | Facilitating access to places that encourage the practice of sports is contributing to the health of the world's population. This work shows a way to connect individuals with sport. To reach a solution, a methodological procedure of bibliographic research was carried out in the literature, the solution was based on personas and scenarios. We built It on the incremental model, using UML diagrams, as well as its implementation and programming approach with Kotlin and SQLite. Thus, we created an android application with the purpose of facilitating the search for places according to the user's preferred sport. The SportGo application allows users to interact with new communities and gain experience in a real environment, It also shows the entire route through Google Maps. As a result, a quantitative research was carried out through questionnaires using the TAM model with the indicators of Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use and Usefulness of Use, and had a descriptive analysis of 41 responses. The application has profound implications for future studies and the effectiveness of such an approach is confirmed by empirical data. |
Keywords: | Aplicativo de Esporte Sport Application Android Kotlin Engenharia de Software Software Engineering Modelo de Avaliação Tecnológica Technology Acceptance Model |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Exatas e da Terra |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6370 |
metadata.dc.subject.controlado: | Engenharia de software |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PedroSouza.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.