Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6374
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapeamento dos mercados e canais de comercialização da APOFAC de Humaitá/AM
Autor(a): Relvas, Carlos Henrique Gima
Orientador(a): Tonin, Jeferson Jeferson
metadata.dc.contributor.referee1: Gondim, Perla Joana Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Alexsandra Maciel
Resumo: Estudos voltados para mercados agropecuários permitem uma compreensão de como agricultura familiar pode ter acesso a geração de renda, mais que isso, oportuniza entender as dificuldades enfrentadas por agricultores familiares para o desenvolvimento rural, em especial nos aspectos socioeconômicos e de reprodução social. Os mercados são fundamentais para inclusão produtiva e são construídos a partir da interação dos agricultores familiares nos canais de comercialização. A APOFAC é a Associação de Produtores de Horti-Fruti Granjeiros do Alto Crato, que foi criada no intuito de organizar um conjunto de agricultores, dando fortalecimento a produção familiar, contribuindo para o desenvolvimento econômico d estes produtores. Dentro da associação são encontradas atividades como criação de animais, gado (corte/leite) suínos e peixes, além da produção Hortifruti. Com esta diversidade de produtos tem-se uma perspectiva que se tenha acesso a diferentes canais de comercialização, consequentemente diferentes mercados. Por isso este trabalho teve o objetivo analisar os mercados e os canais de comercialização acessados pelos associados da Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros do Alto Crato – APOFAC. A metodologia utilizada para mapear mercados e canais de comercialização é de natureza qualitativa, sendo métodos exploratório, descritivo e explicativo, para condução de classificação foi utilizado a tipologia proposta por Schneider (2016), que aborda quatro tipos de mercados, o de proximidade, o territorial, convencional e o institucional. Neste trabalho, foram encontrados diversos canais de comercialização, como feiras, supermercados, atravessador, venda na propriedade, venda com entregas a domicilio e vendas para órgãos públicos. Cada canal de comercialização faz parte de um tipo de mercado, de modo que foram encontrados os quatros mercados propostos na metodologia. Por fim, constatou-se que existe uma diversidade de meios para acessar mercados, mas ainda existe desinformação e falta incentivos por parte das organizações governamentais, em especial assistência técnica e infraestrutura para escoar os produtos.
Resumo em outro idioma: Studies focused on agricultural market allow an understanding of how famiy farming can have access to income Generation, more than that, gives opportunity to understand the difficulties faced by family farmers for rural development, especially in the socioeconomic and social reproduction aspects. The Markets are fundamental for productive inclusion and are built from the interaction of family farmers in the commercialization channels APOFAC is the Association of Producers of Horti-Fruti Farmers of Alto Crato, which was created in order to organize a group of farmers strengthening family production, contributing to the economic development of these producers. Inside of the association are found activities such as animal husbandry, cattle (beef/milk) pigs and fish, in addition to Hortifruti production. With this diversity of products, it is possible to have access to different commercialization channels, consequently different markets. Therefore, this work objective to analyze the markets and the the marketing channels accessed by members of the Association of Producers of Hortifrutigranjeiros do Alto Crato – APOFAC The methodology used to map markets and sales channels is qualitative in nature, being exploratory, descriptive and explanatory methods, to conduct the classification, the typology proposed by s was used.by Schneider (2016), which addresses four types of markets, proximity, territorial, conventional and institutional. In this work, several commercialization channels were found, such as fairs, supermarkets, middleman, sale on the property, sale with home deliveries and sales to public bodies. Each marketing channel is part of a type of market, so that the four markets proposed in the methodology were found. Finally, it was found that there is a diversity of means to access markets, but there is still misinformation and lack of incentives on the part of government organizations, especially technical assistance and infrastructure to sell products.
Palavras-chave: Mercados Agropecuários
Agricultura familiar,
Associativismo
Amazonas
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Agronomia - Bacharelado - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6374
Vocabulário controlado: Agricultura familiar
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CarlosRelvas.pdf438,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.