Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6375
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O professor-intérprete de libras: reflexões acerca da desverbalização no atendimento aos alunos surdos de uma escola em manaus
metadata.dc.creator: Fonseca, Lucas da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee1: Veras, Edgar Correa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa focaliza o procedimento de apreensão de sentido no ato interpretativo, conhecido como desverbalização. Esse conceito integra a Teoria Interpretativa da Tradução, cuja aplicação ocorre no contexto de interpretação de conferências. O objetivo geral da investigação realizada foi analisar aspectos relativos à atuação de Professores-Intérpretes de Libras que acompanham estudantes surdos na escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, quanto às possíveis contribuições que a desverbalização pode apresentar na interpretação desenvolvida nesse ambiente. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa na investigação com os profissionais participantes a fim de obter as respostas para elaboração deste estudo. Os dados obtidos apontam que os profissionais participam da comunidade surda e compreendem a importância da desverbalização, porém constatamos que o procedimento de desverbalização é mais observado na interpretação consecutiva, cuja modalidade não é a desempenhada no ambiente em que ocorreu a pesquisa. Por fim, esperamos que esta investigação possa suscitar novas abordagens de pesquisas sobre o tema.
Abstract: This research focuses on the procedure of apprehending meaning in the interpretive act, known as deverbalization. This concept integrates the Interpretive Theory of Translation, whose application occurs in the context of conference interpretation. The general objective of the investigation carried out was to analyze aspects related to the performance of Libras Teachers-Interpreters who accompany deaf students at the Frei Silvio Vagheggi State School, regarding the possible contributions that deverbalization can present in the interpretation developed in this environment. For this, we used the qualitative approach in the investigation with the participating professionals in order to obtain the answers for the elaboration of this study. The data obtained indicate that professionals participate in the deaf community and understand the importance of deverbalization, however, we found that the deverbalization procedure is more observed in consecutive interpretation, whose modality is not performed in the environment in which the research took place. Finally, we hope that this investigation can lead to new research approaches on the subject.
Keywords: Intérprete educacional
Educational interpreter
Desverbalização
Deverbalization
Libras
Libras
Alunos surdos
Deaf students
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6375
metadata.dc.subject.controlado: Interpretes para surdos
Lingua brasileira de sinais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LucasFonseca.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.