Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6389
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de observação do ensino da libras com L1 e L2.
Título(s) alternativo(s): Análise de metodologias no ensino da libras
Autor(a): Nascimento Junior, Osvaldo de Oliveira
Orientador(a): Vale, Janderclei da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
Resumo: O estágio Supervisionado é o momento de juntar todo conhecimento teórico construído durante quatro anos no curso de Letras-Libras; e observar como este conhecimento se aplica na prática da vida real. Este estágio de observação, proporcionou diversas reflexões na vida dos futuros docentes em relação a diversas realidades, situações que estão presentes no cotidiano do ensino da Libras como L1 e L2. O foco principal deste trabalho foi observar e analisar através da experiência do estágio, diferentes metodologias em relação ao ensino da Libras; visando o variado perfil de professores, diferentes contextos e a relação entre aluno e professor. Fazendo uma relação dos pontos que foram observados dentro do estágio e juntando com reflexões teóricas que explanam metodologias de ensino e aprendizagem da Libras como L1 e L2. O estágio de L1 aconteceu em uma única instituição de ensino, o Filippo Smaldone, já o estágio de L2 aconteceu em três instituições diferentes no DDPM, Escola Frei Silvio Vaghegg e UEA-ENS. Por fim, enriquecendo a experiência do estágio, ocorreu a regência, onde foi possível pôr em prática atividades ligadas à docência, acrescentando reflexões atuais sobre o ensino da Libras como L1 e L2.
Resumo em outro idioma: The Supervised internship is the moment to gather all the theoretical knowledge built during four years in the Letras-Libras course; and see how this knowledge applies in real-life practice. This observation stage provided several reflections in the lives of future teachers in relation to different realities, situations that are present in the daily life of teaching Libras such as L1 and L2. The main focus of this work was to observe and analyze, through the internship experience, different methodologies in relation to the teaching of Libras; targeting the varied profile of teachers, different contexts and the relationship between student and teacher. Making a list of the points that were observed within the internship and joining with theoretical reflections that explain teaching and learning methodologies of Libras such as L1 and L2. The L1 internship took place in a single educational institution, Filippo Smaldone, while the L2 internship took place in three different institutions at DDPM, Escola Frei Silvio Vaghegg and UEA-ENS. Finally, enriching the internship experience, the conducting took place, where it was possible to put into practice activities related to teaching, adding current reflections on the teaching of Libras with L1 and L2.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ensino de L1
Ensino de L2
Metodologias
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6389
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OsvaldoJunior.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.