Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6391
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Avaliação e aprendizagem de alunos surdos em uma escola pública de Manaus |
metadata.dc.creator: | Silva, Amanda Souza da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bastos, Elizandra de Lima Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Veras, Edgar Correa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Marcos Roberto dos |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada e trata sobre a avaliação de alunos surdos. A avaliação da aprendizagem tem sido um amplo campo de pesquisa com diferentes perspectivas, visando uma outra ótica mais especializada. de cunho qualitativo. O estudo tem como o objetivo refletir sobre a avaliação e o letramento de avaliação no contexto da educação de surdos. Os objetivos específicos demonstrar como os professores de surdos aplicam as ferramentas de avaliação para ensino de Libras como L1, listar instrumentos que são propostos e utilizados na avaliação de surdos. A metodologia da pesquisa se fundamenta em pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2013; PERREIRA, 2018) e o método em estudo de caso ( YIN, 2001). O contexto da pesquisa foi na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários, com cinco participantes entre professores e aluno da escola, a análise de dados proposto por Bardin (2011). Os resultados alcançados é que a avalição está em constante alternância, diante dos resultados conclui-se que a avaliação deva ser mais especifíca, que os instrumentos utilizados necessitam de alterações. Além disso a pesquisa deva ser contínua, sugere que seja pesquisado letramento em avaliação em línguas. |
Abstract: | This research is located in Applied Linguistics field and deals with the evaluation of deaf students. Learning assessment has been a broad field of research with different perspectives, aiming a more specialized angle applying a qualitative nature. The study intent to reflect about evaluation and the literacy assessment in the deaf education context. The specific objectives demonstrate how teachers of the deaf students apply assessment tools for teaching Brazilian Sign Language “Libras” as L1, list instruments that are proposed and used in the deaf evaluation. The research methodology is based on qualitative research (ANDRÉ, 2013; PERREIRA, 2018) and the case study method (YIN, 2001). The research context was applied at the Augusto Carneiro dos Santos State School, as research instruments questionnaires were used, with five participants between teachers and school students, the data analysis applied was proposed by Bardin (2011). The results achieved are that the evaluation is in constant alternation, in view of the results it is concluded that the evaluation must be more specific, that the instruments used need alterations. In addition, the research should be continuous and the literacy assessment in languages must be more explored and researched. |
Keywords: | Avaliação Libras Letramento em Avaliação |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6391 |
metadata.dc.subject.controlado: | Lingua brasileira de sinais |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AmandaSilva.pdf | 500,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.