Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Allisson José Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0947515259106059pt_BR
dc.contributor.referee1Trindade, Agatha Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8723056531831552pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Rubenio dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661886294756456pt_BR
dc.creatorCarneiro, Elizandro André Brasil-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078275397187462pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T15:47:51Z-
dc.date.available2022-10-02-
dc.date.available2022-10-03T15:47:51Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6397-
dc.description.abstractThe playfulness is intrinsic in the human being and this form is a characteristic that has been shaped through the annals of time in human history. The presence of entertainment is shown as an essential factor in man's life and this playful spirit occupies an important space in the construction of a person. In Brazil, the game industry is growing every year, as well as the analog games, therefore, studies in the area of Game Design in the country and in the development of new products are growing to follow this factor. However, it is noticeable that there are few games developed that blend the Brazilian culture and stories and translate them into digital and/or analog games. This study aims to develop an analog game that has as main theme the Amazonian legends. To develop the game and this work, it will be used Bruno Munari's methodology as a base to the initial research and to help in the development stages and a Game Design methodology, the MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics), and as a complement, Schell's 10 first lenses, to help in the alternatives development stage and the chosen alternative to generate the final product. The adopted design technical procedures and the whole study raised, enabled the generation of a product that through validation, allowed the project to achieve a satisfactory result for the game development, focused on the ambiance of the narrated story, the Amazonian legends, and for the player with the focus on entertainment, also, the present work resulted in the contribution of a new material for the Game Design area.pt_BR
dc.description.resumoO lúdico se encontra intrínseco no ser humano e é uma característica que vem sendo moldada por meio dos anais do tempo na história da humanidade, a presença do entretenimento se mostra como fator essencial na vida do homem e esse espírito lúdico ocupa um espaço importante na construção de uma pessoa. No Brasil o mercado de jogos é crescente a cada ano, assim como os jogos analógicos, logo, estudos na área do Design de Jogos no país e no desenvolvimento de novos produtos está crescendo para acompanhar esse fator, porém, percebe-se que há poucos jogos desenvolvidos que mesclam a cultura e as histórias brasileiras e as traduzem em jogos digitais e/ou analógicos. O presente estudo tem como objetivo desenvolver um jogo analógico que tenha como temática principal as lendas amazônicas. Para o desenvolvimento do jogo e deste trabalho, será utilizado a metodologia de Bruno Munari como base para as pesquisas iniciais e auxilio nas etapas do desenvolvimento e uma metodologia de Design de Jogos, o MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics), e como complemento, as 10 primeiras lentes de Schell, para o auxílio na etapa de desenvolvimento de alternativas e da alternativa escolhida para a geração do produto final. Os procedimentos técnicos de design adotados e o todo o estudo levantado, possibilitou a geração de um produto que por meio da validação, permitiu que o projeto pudesse alcançar um resultado satisfatório para o desenvolvimento do jogo, focado na ambientação da história narrada, as lendas amazônicas, e para o jogador com o foco no entretenimento, também, o presente trabalho resultou na contribuição de um novo material para a área de Design de Jogos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectJogo analógicopt_BR
dc.subjectLendas amazônicaspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectGame Designpt_BR
dc.subjectAnalog Gamespt_BR
dc.subjectAmazonian Folklorept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleDesign de um jogo analógico baseado em lendas amazônicaspt_BR
dc.title.alternativeGame design for an analog game based on Amazonian legendspt_BR
dc.title.alternativeDiseño de un juego analógico basado en leyendas amazónicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-16-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoJogospt_BR
dc.subject.controladoJogos para computadorpt_BR
dc.subject.controladoJogos analógicospt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-1210-892Xpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseDesign - Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ElizandoCarneiro.pdf9,09 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.