Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6412
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Inclusão de crianças autistas na educação infantil: avanços e desafios da escola pública no município de Parintins-AM
metadata.dc.creator: Costa, Keriane Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Ana Cristina
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou descrever os avanços e os desafios de crianças autistas que estão na Educação Infantil pública do município de Parintins-AM. No percurso metodológico desta investigação foram utilizadas a pesquisa bibliográfica que se sucedeu a partir do levantamento da literatura e do conjunto de tratados e leis que regulamentam a inclusão de crianças autistas na escola regular e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica sucedeu-se a partir do levantamento da literatura e do conjunto de tratados e leis que regulamentam a inclusão de crianças autistas na escola regular. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram: coordenador da educação inclusiva da SEMED/Parintins-AM, quatro (4) professores e uma (1) mãe atípica. Os dados foram coletados a partir de uma carta enviada a Coordenação da Educação Inclusiva da SEMED/Parintins, questionários aplicados aos professores e pais das crianças via e-mail, WhatsApp e questionário impresso. Os resultados da pesquisa indicam que há um conjunto de leis nacionais e acordos internacionais que garantem a inclusão das crianças autistas na escola regular, contudo a inclusão destas na Educação Infantil pública requer avanços relacionados a comunicação e interação dos educadores com as famílias das crianças; planejamento e organização didático-pedagógica das escolas; melhorias na infraestrutura das instituições de ensino; aquisição de materiais e recursos didáticos; formação contínua dos educadores, equipe multidisciplinar e ampliação das salas de recursos multifuncionais nos Centros de Educação Infantil, a fim de garantir às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o desenvolvimento social, intelectual, físico e psicológico, completando a ação da família. Espera-se que este trabalho possa contribuir com estudos relacionados à inclusão da criança autista na Educação Infantil pública na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento integral.
Abstract: This research aimed to describe the advances and challenges of autistic children who are in public Early Childhood Education in the city of Parintins-AM. In the methodological course of this investigation, the bibliographic research was used, which followed from the survey of the literature and the set of treaties and laws that regulate the inclusion of autistic children in regular schools and the field research. The bibliographic research was followed by a survey of the literature and the set of treaties and laws that regulate the inclusion of autistic children in regular schools. The subjects who participated in the research were: coordinator of inclusive education at SEMED/Parintins-AM, four (4) teachers and one (1) atypical mother. Data were collected from a letter sent to the Coordination of Inclusive Education at SEMED/Parintins, questionnaires applied to teachers and children's parents via email, WhatsApp and a printed questionnaire. The research results indicate that there is a set of national laws and international agreements that guarantee the inclusion of autistic children in regular schools, however their inclusion in public Early Childhood Education requires advances related to the communication and interaction of educators with the children's families; didactic-pedagogical planning and organization of schools; improvements in the infrastructure of educational institutions; acquisition of teaching materials and resources; continuous training of educators, a multidisciplinary team and expansion of multifunctional resource rooms in the Early Childhood Education Centers, in order to guarantee social, intellectual, physical and psychological development for children with Autism Spectrum Disorder (ASD), completing the family's action. It is hoped that this work can contribute to studies related to the inclusion of autistic children in public Early Childhood Education in the perspective of social inclusion and integral development.
Keywords: Educação Infantil
Early Childhood Education
Inclusão de crianças autistas
Inclusion of autistic children
Escola pública
Public school
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6412
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil
Crianças autistas - Educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KerianeCosta.pdf757,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.