Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6413
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Aula-Passeio: experiências de aprendizagem da criança no ambiente natural e social da educação do campo |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Bruno de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Soares, Maria das Graças Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Corina Fátima Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação Infantil é uma etapa fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Para tanto, é fundamental que nesse nível de ensino as crianças possam vivenciar experiências de aprendizagem relacionadas ao conhecimento do mundo físico e sociocultural em ambientes sociais e naturais, nos quais elas terão possibilidades de fazer observações do meio, levantar hipóteses, manipular objetos, investigar, explorar e apreciar o contexto onde vivem para enriquecer e ampliar o conhecimento de si e de mundo. Levando em consideração que as escolas do campo no estado do Amazonas estão imersas em ambientes ricos em biodiversidade e em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, é necessário pensar ações pedagógicas que comtemplem esta realidade. Para isso, a aula-passeio na Educação Infantil é uma técnica pedagógica onde as crianças podem explorar e contemplar o lugar onde vivem, proporcionando-lhes experiências educativas potencializadoras de novas descobertas e articulação dos saberes. Esta pesquisa de natureza qualitativa teve por finalidade investigar as contribuições da aula-passeio para as experiências de aprendizagem das crianças da Educação Infantil do Campo sobre o conhecimento do mundo físico e sociocultural. A pesquisa fundamenta-se nos estudos da Pedagogia de Freinet (1997; 1998; 2001 e 2004), Freire (2006; 2011 e 2013), Soares (2017) em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Referencial Curricular Amazonense para a Educação Infantil (2019). Na construção dos dados da pesquisa utilizou-se cartas pedagógicas escritas por 05 (cinco) professores da Educação Infantil de escolas localizadas na zona rural de Parintins-AM, análise do Referencial Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que a aula-passeio na Educação Infantil do Campo é fonte de conhecimentos que ampliam os saberes sobre o mundo físico e sociocultural, proporciona as crianças interações e experiências de aprendizagem significativas, incentivando-as a curiosidade, a exploração, o encantamento e o questionamento sobre o ambiente onde vivem. A aula-passeio também abre horizontes para a realização de práticas pedagógicas interdisciplinares, processo cada vez mais necessário em tempos de fragmentação de conhecimentos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para ampliar as experiências de aprendizagem das crianças sobre o conhecimento de si e do mundo, bem como favorecer o diálogo de saberes na Educação Infantil do Campo. |
Abstract: | Early Childhood Education is a fundamental step in the process of learning and development of children from 0 to 5 years old. Therefore, it is essential that at this level of education, children can experience learning experiences related to the knowledge of the physical and sociocultural world in social and natural environments, in which they will be able to make observations of the environment, raise hypotheses, manipulate objects, investigate, explore. and appreciate the context where they live in order to enrich and expand their knowledge of themselves and the world. Taking into account that rural schools in the state of Amazonas are immersed in an inseparable set of natural and social phenomena and an environment rich in biodiversity, it is necessary to think about practices that address this reality. Through outings, children explore and contemplate the place where they live in favor of educational experiences that potentiate new discoveries, considering the knowledge of childhood. This qualitative research aimed to investigate the contributions of the class-walk to the learning experiences of children in Early Childhood Education in the countryside about the knowledge of the physical and sociocultural world. The research is based on studies of Pedagogy by Freinet (1997; 1998; 2001 and 2004), Freire (2006; 2011 and 2013), Soares (2017) in line with the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009) and the National Curricular Common Base (BRAZIL, 2017). For the construction of the research data, pedagogical letters written by five (05) teachers of Early Childhood Education from schools located in the rural area of Parintins-AM were used. The results of the research show that the class-walk in Early Childhood Education in the countryside is a source of knowledge that provides children with meaningful interactions and learning experiences, expanding their knowledge about the physical and sociocultural world, encouraging them to curiosity, exploration, enchantment and questioning about the environment where they live. The class - walk technique in contemporary school opens horizons for the realization of interdisciplinary pedagogical practices, a process increasingly necessary in times of fragmentation of knowledge. It is hoped that this research can contribute to expand children's learning experiences about self-knowledge and the world, as well as favoring the dialogue of knowledge in early childhood education in the countryside. |
Keywords: | Aula-passeio Class-tour Educação Infantil do Campo Rural Early Childhood Education Conhecimento do mundo físico e sociocultural. Knowledge of the physical and sociocultural. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6413 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação infantil |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BrunoOliveira.pdf | 818,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.