Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Correa, Elordiê Macena | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6085868490964195 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Praia, Vanessa Cristina Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Roberta Justina da | - |
dc.creator | Maciel, Laiana Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T15:23:02Z | - |
dc.date.available | 2022-10-01 | - |
dc.date.available | 2022-10-04T15:23:02Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6414 | - |
dc.description.abstract | The general objective of this research is to analyze the social context of the insertion and permanence of children and adolescents in the project Esporte Para Todos (Sport for All), coordinated by the Institution Oficina Escola de Lutheria da Amazônia. The relevance is justified by the importance that social projects of this type have contributed not only to the lives of children and adolescents, but the community in general. The Third Sector has been gaining great proportion in civil society and has shown itself as one of the protagonists in social projects focused on the area of children and adolescents. The study made it possible to observe that the social projects developed by Civil Society Organizations (CSOs), especially the one contemplated in this study, play an important role in development of social actions aimed at people living in poverty. They are non-profit Civil Society Organizations, such as the Luther School Workshop of the Amazon (OELA), which work with social project initiatives that have contributed to changing the life perspectives of many children and adolescents. As for the methodological procedures, the study was developed through bibliographic and documentary reviews, which included analysis of monthly reports of the Sport for All project, the institution's annual report and social diagnosis to learn about the socio- historical and economic reality of the children and adolescents served by OELA and characterize, through these documents, the challenges these children or adolescents had in their daily lives. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem por objetivo geral analisar o contexto social da inserção e permanência de crianças e adolescentes no projeto Esporte Para Todos, coordenado pela Instituição Oficina Escola de Lutheria da Amazônia. A relevância justifica-se pela importância que os projetos sociais desse tipo têm contribuído não só para a vida das crianças e adolescentes, mas da comunidade em geral. O Terceiro Setor vem ganhando grande proporção na sociedade civil e tem se demonstrado como um dos protagonistas em projetos sociais voltadas para a área de crianças e adolescentes. O estudo possibilitou observar que os projetos sociais desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), especialmente a contemplada neste estudo, desempenham um papel importante no desenvolvimento de ações sociais voltadas para pessoas que vivem em situação de pobreza. São Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, como a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), que trabalham com iniciativas de projetos sociais que veem contribuído para mudar as perspectivas de vidas de muitas crianças e adolescentes. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio de revisões bibliográficas e documentais, que incluíram análise de relatórios mensais do projeto Esporte Para Todos, Relatório anual da instituição e diagnóstico social para o conhecimento da realidade sócio histórica e econômica das crianças e adolescentes atendidos pela OELA e caracterizar, por meio desses documentos, os desafios que essas crianças ou adolescentes tiveram em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Children and adolescents | pt_BR |
dc.subject | Terceiro setor | pt_BR |
dc.subject | Third Sector | pt_BR |
dc.subject | Projeto social | pt_BR |
dc.subject | Soial project | pt_BR |
dc.subject | Inserção Social | pt_BR |
dc.subject | Social insertion | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Permanence | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | A inserção e permanência de crianças e adolescentes no projeto social esporte para todos: uma análise a partir da Organização da sociedade civil oficina escola de Lutheria da Amazônia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2022-09-12 | - |
dc.publisher.localpub | Manaus | pt_BR |
dc.subject.controlado | Menores - Estatuto legal, leis, etc. - Brasil | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Serviço Social - Bacharelado - Manaus | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LaianaMaciel.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.