Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Correa, Elordiê Macena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085868490964195pt_BR
dc.contributor.referee1Praia, Vanessa Cristina Oliveira-
dc.contributor.referee2Costa, Roberta Justina da-
dc.creatorMaciel, Laiana Fernandes-
dc.date.accessioned2022-10-04T15:23:02Z-
dc.date.available2022-10-01-
dc.date.available2022-10-04T15:23:02Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6414-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to analyze the social context of the insertion and permanence of children and adolescents in the project Esporte Para Todos (Sport for All), coordinated by the Institution Oficina Escola de Lutheria da Amazônia. The relevance is justified by the importance that social projects of this type have contributed not only to the lives of children and adolescents, but the community in general. The Third Sector has been gaining great proportion in civil society and has shown itself as one of the protagonists in social projects focused on the area of children and adolescents. The study made it possible to observe that the social projects developed by Civil Society Organizations (CSOs), especially the one contemplated in this study, play an important role in development of social actions aimed at people living in poverty. They are non-profit Civil Society Organizations, such as the Luther School Workshop of the Amazon (OELA), which work with social project initiatives that have contributed to changing the life perspectives of many children and adolescents. As for the methodological procedures, the study was developed through bibliographic and documentary reviews, which included analysis of monthly reports of the Sport for All project, the institution's annual report and social diagnosis to learn about the socio- historical and economic reality of the children and adolescents served by OELA and characterize, through these documents, the challenges these children or adolescents had in their daily lives.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo geral analisar o contexto social da inserção e permanência de crianças e adolescentes no projeto Esporte Para Todos, coordenado pela Instituição Oficina Escola de Lutheria da Amazônia. A relevância justifica-se pela importância que os projetos sociais desse tipo têm contribuído não só para a vida das crianças e adolescentes, mas da comunidade em geral. O Terceiro Setor vem ganhando grande proporção na sociedade civil e tem se demonstrado como um dos protagonistas em projetos sociais voltadas para a área de crianças e adolescentes. O estudo possibilitou observar que os projetos sociais desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), especialmente a contemplada neste estudo, desempenham um papel importante no desenvolvimento de ações sociais voltadas para pessoas que vivem em situação de pobreza. São Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, como a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), que trabalham com iniciativas de projetos sociais que veem contribuído para mudar as perspectivas de vidas de muitas crianças e adolescentes. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio de revisões bibliográficas e documentais, que incluíram análise de relatórios mensais do projeto Esporte Para Todos, Relatório anual da instituição e diagnóstico social para o conhecimento da realidade sócio histórica e econômica das crianças e adolescentes atendidos pela OELA e caracterizar, por meio desses documentos, os desafios que essas crianças ou adolescentes tiveram em seu cotidiano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectChildren and adolescentspt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectThird Sectorpt_BR
dc.subjectProjeto socialpt_BR
dc.subjectSoial projectpt_BR
dc.subjectInserção Socialpt_BR
dc.subjectSocial insertionpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA inserção e permanência de crianças e adolescentes no projeto social esporte para todos: uma análise a partir da Organização da sociedade civil oficina escola de Lutheria da Amazôniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-12-
dc.publisher.localpubManauspt_BR
dc.subject.controladoMenores - Estatuto legal, leis, etc. - Brasilpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseServiço Social - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LaianaMaciel.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.