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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stoller, Joana Angélica Ferreira Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0385777404370609pt_BR
dc.contributor.referee1Castro Junior, Glaucio de-
dc.contributor.referee2Girão, Stéphanie Soares-
dc.contributor.referee3Alves, Nelson Rosas-
dc.creatorSantos, Adriele Coelho dos-
dc.date.accessioned2022-10-04T17:43:27Z-
dc.date.available2022-09-03-
dc.date.available2022-10-04T17:43:27Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6421-
dc.description.abstractLaw No. 14,191, of August 3, 2021, which amends Law No. 9,394, of December 20, 1996, on the Guidelines and Bases of National Education (LDB), which provides for the modality of bilingual education for the deaf, includes the teaching of Brazilian Sign Language (Libras) as a mandatory subject in the elementary school curriculum. In this way, it is necessary that the institutions of regular education of Deaf students, and inclusive with Deaf students, can reflect on the implementation of the teaching of Libras as a first language (L1), in the elementary school curriculum, in the aid of the educational development of the deaf students. Certainly, the essential starting point in relation to the education of the deaf is the insertion of a school curriculum from the first school years. The present course conclusion work aimed to investigate the absence of the Brazilian Sign Language curriculum in basic education in Amazonas, therefore, a qualitative, descriptive study of bibliographic and documental review was carried out.pt_BR
dc.description.resumoA Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de Surdos, inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental. Desse modo, se faz necessário que as instituições de ensino regular de alunos Surdos, e inclusiva com alunos Surdos, possam refletir quanto a implementação do ensino da Libras como primeira língua (L1), no currículo do ensino fundamental, no auxílio do desenvolvimento educacional do alunado Surdo. Certamente, o ponto de partida essencial com relação à educação de Surdos, é a inserção de um currículo escolar desde os primeiros anos escolares. O presente trabalho de conclusão de curso, objetivou investigar a ausência do currículo da Língua Brasileira de Sinais na educação básica no Amazonas, para tanto, realizou- se um estudo qualitativo, descritivo de revisão bibliográfica e documental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFLET - Faculdade de Letraspt_BR
dc.relation.referencesALBRES, Neiva de Aquino. SARUTA, Moryse Vanessa. PROGRAMA CURRICULAR DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS. São Paulo: IST, 2012 AZEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de Administração. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes médicas, 1993. GAZETA DO CERRADO: Porto Nacional é o único município do Tocantins que ensina Libras na Rede Municipal de Ensino. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/porto-nacional-e-o-unico-municipio-do-tocantinsqueensina-libras-na-rede-municipal-de-ensino/. Acesso em:21/09/2022 GONTIJO Cleyton Hércules. GONTIJO Simone Braz Ferreira. A flexibilidade curricular e a construção da identidade da escola. Salto Para o Futuro/TV ESCOLA – Boletim Currículos e Projetos. Programa 4 – 21/06 a 25/06 de 2004 LIMA, M. H. Saberes e sabores da produção Científica. Uberlândia: Estrela cadente, 2006.. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2005. MARION, J. C., et al. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. Mertzani, Maria Currículo da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS : componente curricular como primeira língua / Maria Mertzani, Cristiane Lima Terra, Maria Auxiliadora Terra Duarte. — Rio Grande : Ed. da FURG, 2020. xv, 103 p. : recurso digital (e-book), il. color. ; 2,91MB Plano Estadual de Educação – PEE/AM SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, disponivel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pee/pee_am.pdf, Acesso, 06 de setembro de 2022. SAVIANI, Nereide, “Saber Escolar, currículo e didática: Problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico”- 6. Ed. Revista – Campinas, SP: Autores Associados, 2010. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Educação Especial : Língua Brasileira de Sinais. – São Paulo : SME / COPED, 2019. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. RAPOLI, E. A. A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar: A escola comum inclusiva. Fortaleza: UFC, 2010. VALSECHI, Geisielen Santana. CURRÍCULO DE LIBRAS EM ANÁLISE: Possibilidades de implementação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental/ Geisielen Santana Valsechi – 2020. 195 ppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo.pt_BR
dc.subjectEnsino de Libras.pt_BR
dc.subjectEducação básica.pt_BR
dc.subjectBilinguismo.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAusência do currículo da Língua brasileira de Sinais na educação básica em escolas regular de surdos e escolas inclusivas com alunos surdos no Amazonas.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-20-
dc.publisher.localpubMANAUSpt_BR
dc.subject.controladoLingua brasileira de sinais - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Libras - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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