Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6430
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Práticas Culturais na Escola de Língua Japonesa da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos - ACENBA |
metadata.dc.creator: | Araújo, Natália Vitória Feitosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nishikido, Linda Midori Tsuji |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendonça, Allan Nywner Praia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Catherine de Souza Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sambuichi, Ernesto Atsushi |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem por objetivo interpretar as práticas culturais realizadas na Escola de Língua Japonesa da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos - ACENBA, localizada no estado de São Paulo, por meio de observação participante. A importância desta pesquisa está no fato de que existem poucos trabalhos relacionados às práticas culturais que envolvem os alunos de ensino da língua japonesa, e nesse sentido, buscou apresentar, inicialmente, fatos históricos da criação do município pelos imigrantes japoneses, a implantação da Associação, bem como da escola de ACENBA. Empregou-se outras fontes como o registro de um diário e fotografias que auxiliaram na construção deste estudo. Como referencial teórico adotou-se os postulados de Geertz (2008) que estabelece a cultura sob a ótica da interpretação de significados. Como resultado, as práticas culturais em Bastos estão diretamente ligadas à conscientização e a valorização do espaço em que se encontram inseridos os bastenses. |
Abstract: | This paper aims to interpret the cultural practices carried out at the Japanese Language School of the Bastos Nikkei Cultural and Sports Association - ACENBA, located in the state of São Paulo, through participant observation. The importance of this research lies in the fact that there are few works related to the cultural practices involving the students of Japanese language education, and in this sense, it sought to present, initially, historical facts about the creation of the municipality by Japanese immigrants, the establishment of the Association, as well as the ACENBA school. Other sources were also used, such as a diary entry and photographs that helped in the construction of this study. As a theoretical reference, the postulates of Geertz (2008) were adopted, who establishes culture from the standpoint of interpretation of meanings. As a result, cultural practices in Bastos are directly linked to the awareness and appreciation of the space in which the people of Bastos live. |
Keywords: | Bastos Bastos Práticas culturais Cultural practices Língua japonesa Japanese language Imigração Immigrants ACENBA ACENBA |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6430 |
metadata.dc.subject.controlado: | Língua japonesa - Estudo e ensino Culinária japonesa |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_NatáliaAraújo.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.