Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6444
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a situação de pessoas surdas quanto à inclusão (ou exclusão) no âmbito escolar na zona urbana no Município de São Paulo de Olivença-AM
Autor(a): Inhape, Alessandro dos Santos
Orientador(a): Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Francisca Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Yong, Lesly Pimentel
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar como está a situação da educação dos surdos quanto à inclusão ou exclusão nas escolas da zona urbana no município de São Paulo de Olivença/AM. Como objetivos específicos, foram delineados os seguintes: Investigar o desenvolvimento da prática docente no ensino regular na sala comum com alunos surdos; Averiguar se há profissionais como Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais/Português (TILSP) e também professores de Língua Portuguesa com fluência em LIBRAS nas escolas que trabalham para facilitar a aprendizagem dos alunos surdos; Mapear a população de surdos da zona urbana do município de São Paulo de Olivença em sexo, idade e escolaridade e Verificar se o projeto Político pedagógico das escolas atende as diferenças de aprendizagem, no caso o ensino de LIBRAS para os educandos surdos. O arcabouço teórico desta pesquisa fundamentou-se no campo da Linguística Aplicada, com foco na Educação Bilíngue, especificamente no que diz respeito à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008, e no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da pessoa surda, estabelecida no decreto de Nº 5.626/05 e na Lei 10.436/02. Alguns documentos/autores que embasaram o estudo foram Brasil (2002, 2005, 2015), Skliar (1999), Gesser (2009), Salles et al. (2004, Vol I e Vol. II), Quadros (2007), Souza (2015) Dorziat (2011) Strobel (2008) entre outros, que serviu para o norteamento e desenvolvimento desse trabalho. A educação dos surdos está estabelecida no Decreto Federal 5626/2005 e a Lei 10.436/2002 que normativa que a educação formal dos surdos deve acontecer em escolas bilíngues, sala de recurso bilíngue ou em escolas inclusivas ou regulares com a presença dos serviços de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais/Português (TILSP) e também com os serviços do professor de Língua Portuguesa com fluência em Libras. Metodologicamente, o estudo foi de campo e a análise dos dados seguiu uma abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se também como técnicas de pesquisa a observação e a aplicação de questionários a alunos surdos e a professores de Língua Portuguesa que atuam com esses educandos, bem como a análise documental em relação ao PPP da escola delimitada e investigada, mas também, das instituições no que concerne ao mapeamento dessas pessoas no município de São Paulo de Olivença-AM.
Resumo em outro idioma: Este Trabajo de Conclusión del Curso tiene como objetivo general analizar la situación de la educación de los sordos en cuanto a la inclusión o exclusión en las escuelas del área urbana de la ciudad de São Paulo de Olivença/AM. Como objetivos específicos, se perfilaron los siguientes: Investigar el desarrollo de la práctica docente en la educación regular en la sala común con alumnos sordos; Averigüe si hay profesionales como Traductores e Intérpretes de Lengua de Señas/Portugués (TILSP) y también profesores de Lengua Portuguesa con fluidez en LIBRAS en las escuelas que trabajan para facilitar el aprendizaje de los estudiantes sordos; Mapear la población de personas sordas en el área urbana de la ciudad de São Paulo de Olivença en términos de sexo, edad y escolaridad y Verificar si el proyecto pedagógico de las escuelas atiende las diferencias en los aprendizajes, en este caso la enseñanza de LIBRAS para estudiantes sordos. El marco teórico de esta investigación se basó en el campo de la Lingüística Aplicada, centrándose en la Educación Bilingüe, específicamente en lo que se refiere a la Política Nacional de Educación Especial en la Perspectiva de Educación Inclusiva 2008, y en lo que se refiere a la enseñanza y aprendizaje de la persona sorda., establecido en el Decreto N° 5.626/05 y la Ley 10.436/02. Algunos documentos/autores que apoyaron el estudio fueron Brasil (2002, 2005, 2015), Skliar (1999), Gesser (2009), Salles et al. (2004, Vol. I y Vol. II), Quadros (2007), Souza (2015) Dorziat (2011) Strobel (2008) entre otros, que sirvieron para orientar y desarrollar este trabajo. La educación de los sordos está establecida en el Decreto Federal 5626/2005 y la Ley 10.436/2002 que regula que la educación formal de los sordos debe realizarse en escuelas bilingües, salas de recursos bilingües o en escuelas inclusivas o regulares con presencia de los servicios de Traductores e Intérpretes de Lengua de Señas/Portugués (TILSP) y también con los servicios de un profesor de lengua portuguesa con fluidez en Libras. Metodológicamente, el estudio se realizó en campo y el análisis de datos siguió un enfoque cuali-cuantitativo. También se utilizaron como técnicas de investigación la observación y aplicación de cuestionarios a estudiantes sordos y profesores de lengua portuguesa que trabajan con estos estudiantes, así como el análisis de documentos en relación con el PPP de la escuela delimitada e investigada, pero también de las instituciones con respecto al mapeo de estas personas en la ciudad de São Paulo de Olivença-AM.
Palavras-chave: Libras
Língua Portuguesa
Inclusão ou Exclusão
Surdos
Ensino-Aprendizagem
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6444
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AlessandroInhape.pdf22,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.