Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6451
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Contação de histórias e o processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral da criança na pré-escola
metadata.dc.creator: Souza, Luiza Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Ana Cristina
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa é de cunho qualitativo e aborda sobre a contação de histórias no processo de aquisição e desenvolvimento do vocabulário oral das crianças com o objetivo de investigar de que forma o professor desenvolve o ato de contar histórias, com o propósito de aquisição e ampliação do vocabulário das crianças de 5 anos de uma escola pública de Parintins (AM). Para tanto, observamos como se desenvolve a contação de histórias para as crianças de 5 anos, como o professor realiza a contação de histórias visando a ampliação do vocabulário da criança e por fim identificar se no reconto de histórias pelas crianças se houve ampliação do vocabulário. Para alcançar os objetivos propostos realizamos um estudo bibliográfico com base nos pressupostos teóricos aos estudos de Nobrega (2017), Teberosky e Sepulvea (2016), Bussato (2012), Abramovich (1989), Dohme (2010), entre outros e nos documentos: BNCC (2018), RCAEI AM (2019). Na construção dos dados utilizou-se a observação participante e a realização de oficinas de Contação de Lendas Amazônicas. Ao analisarmos os dados obtidos na pesquisa concluímos que a contação de história no ambiente escolar é um momento mágico, encantador e inspirador para as crianças. Portanto, a escuta, a interpretação e o reconto de histórias são momentos importantes para contribuir no desenvolvimento linguístico das crianças, além de adquirir conhecimentos de novas palavras. Todavia, é necessário potencializar essa prática na educação infantil com a intencionalidade de estimular o desenvolvimento linguístico e ampliar o vocabulário das crianças.
Abstract: The research is qualitative in nature and addresses the storytelling in the process of acquisition and development of the oral vocabulary of children with the objective of investigating how the teacher develops the act of storytelling, with the purpose of acquiring and expanding the vocabulary of 5-year-old children from a public school in Parintins (AM). Therefore, we observe how the storytelling is developed for 5-year-old children, how the teacher performs storytelling to expand the child's vocabulary and finally identify whether the children's retelling of stories was expanded. To achieve the proposed objectives, we conducted a bibliographic study based on the theoretical assumptions to the studies of Nobrega (2017), Teberosky and Sepulvea (2016), Bussato (2012), Abramovich (1989), Dohme (2010), among others and in the documents: BNCC (2018), RCAEI AM (2019). In the construction of the data, participant observation and the realization of workshops for the Counting of Amazonian Legends were used. By analyzing the data obtained in the research we conclude that storytelling in the school environment is a magical, charming, and inspiring moment for children. Therefore, listening, interpreting, and retelling stories are important moments to contribute to the linguistic development of children, in addition to acquiring knowledge of new words. However, it is necessary to enhance this practice in early childhood education with the intention of stimulating linguistic development and expanding the vocabulary of children.
Keywords: Educação Infantil
Child Education
Contação de histórias
Storytelling
Desenvolvimento linguístico
Linguistic development
Ampliação do vocabulário
Vocabulary expansion
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6451
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil
Arte de contar histórias
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LuizaSouza.pdf566,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.