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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção e observação da didática e ensino na disciplina de língua brasileira de sinais em curso da graduação na UFAM.
Título(s) alternativo(s): Perception and observation of didacics and teaching in the subject of brazilian language of signs in graduation course at UFAM
Autor(a): Bizzo, Laís Stefani da Cunha
Orientador(a): Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral
metadata.dc.contributor.referee1: Texeira, Wagner Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Girão, Sthéphanie Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Stoller, Fábio Tadeu Cabral
Resumo: Considerando que a legislação 10.436/02 que instituiu a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo-a oficialmente como língua, com sistema linguístico próprio, e o Decreto 5.626/05 que a regulamentou, assegurando a inserção da LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de formação de professores nas universidades. Na Universidade Federal do Amazonas-UFAM, a implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais, segue o que prescreve o Art.3º, incisos 1º e 2º, do Cap.II do Decreto 5.626, no que confere a inclusão da LIBRAS como disciplina. O presente trabalho tem por objetivo, apresentar percepções e observação com relação a didática e ensino, quanto ao componente curricular da disciplina de Língua Brasileira de Sinais na graduação da UFAM, a qual se apresenta codificada como: IHP122 (Libras B). Dessa forma, foi realizada um levantamento de cunho bibliográfico-documental, desenvolvido nas seguintes etapas: registro que regulamenta a Libras como língua no Brasil (Lei de Nº 10.436/2002); registro que estabelece como uma disciplina obrigatória e optativa (Decreto de Nº 5.626/2005); registros no site da universidade quanto a dados histórico da implementação; Grade Curricular; Ementa da Disciplina; autores embasam teoricamente esta pesquisa. Deste modo, esse trabalho de conclusão de curso pretende contribuir com discussões quanto ao currículo da disciplina de Libras, e no que diz respeito ao ensino e didática.
Resumo em outro idioma: Considering that the legislation 10.436/02 that instituted the Brazilian Sign Language (Libras), officially recognizing it as a language, with its own linguistic system, and the Decree 5.626/05 that regulated it, ensuring the inclusion of LIBRAS as a curricular subject in the courses of teacher training at universities. At the Federal University of Amazonas UFAM, the implementation of the discipline of Brazilian Sign Language follows the provisions of Art.3, items 1 and 2, of Chapter II of Decree 5,626, in which LIBRAS is included as a Subject. The present work aims to present perceptions and observation regarding didactics and teaching, regarding the curricular component of the discipline of Brazilian Sign Language at UFAM graduation, which is coded as: IHP122 (Libras B). Thus, a bibliographic-documentary survey was carried out, developed in the following stages: registration that regulates Libras as a language in Brazil (Law No. 10.436/2002); registration that establishes it as a mandatory and optional subject (Decree No. 5.626/2005); records on the university's website for historical implementation data; Curriculum Grade; Course syllabus; authors theoretically support this research. Thus, this course conclusion work intends to contribute to discussions about the curriculum of the Libras discipline, and with regard to teaching and didactics.
Palavras-chave: Libras
Didática
Ensino
Currículo
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6455
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais
Ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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