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dc.contributor.advisor1Lasmar, Dimas José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1064512782578721pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcio Antônio Couto-
dc.contributor.referee2Bezerra, Jefferson Praia-
dc.creatorMenezes, Adoni Zedeque Amara-
dc.date.accessioned2022-10-07T15:06:20Z-
dc.date.available2022-10-05-
dc.date.available2022-10-07T15:06:20Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6463-
dc.description.abstractIn this work, the functioning and characteristics of banking institutions over time were analyzed, based on historical reports through exploratory research on the historicity given the importance of the theme. Factors such as the impact of technological advances on the development of digital banks, points of competitiveness and the description of services provided by Fintechs compared to traditional banking institutions are addressed. By analyzing the reinvention of banks throughout history in Brazil, it was found that digital banking institutions have a growing trend in the market and that, as of 2016, they have leveraged competitiveness in the country after resolution 4480, of April 25, which made the services of digital banking institutions official. The advancement of technology enabled the creation of Fintechs, financial institutions whose objective is to facilitate transactions remotely, and with their advancement, traditional banks reinvent themselves and open up their competitiveness with digital banks. The research was based on a non-probabilistic sample of academics from the Federal University of Amazonas from the course in economics and administration, with the aim of exploring the degree of use of digital and traditional banking services. A questionnaire was submitted through the google application, estimating the universe of approximately 150 students, obtaining the response of 45 of them. The results show that 78.5% of respondents are aged 25 or under and that more than 78% of respondents have a high level of trust in digital banking institutions. Another relevant piece of information is that interviewees tend to trust and use digital banking institutions more and more and that the biggest attraction for the target audience is not the interest rate, but the very level of trust in digital banking institutions.pt_BR
dc.description.resumoAnalisou-se no presente trabalho o funcionamento e as características de instituições bancárias no decorrer do tempo, tendo como base relatos históricos através de uma pesquisa exploratória sobre a historicidade face à importância do tema. São abordados fatores como o impacto dos avanços tecnológicos para o desenvolvimento dos bancos digitais, os pontos de competitividade e a descrição de serviços prestados pelas Fintechs em comparação as instituições bancárias tradicionais. Ao analisar a reinvenção dos bancos através da história no Brasil, verificou-se que as instituições bancárias digitais possuem uma tendência crescente no mercado e que, a partir de 2016, tem alavancado a competitividade no país após a resolução 4.480, de 25 de abril, que oficializou os serviços de instituições bancárias digitais. O avanço da tecnologia possibilitou a criação de Fintechs, instituições financeiras que tem como objetivo facilitar transações de forma remota, e com o avanço das mesmas, os bancos tradicionais se reinventam e abrem a competitividade com bancos digitais. A pesquisa foi baseada em uma amostra não probabilística com acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas do curso de economia e administração, com o intuito de explorar o grau de utilização de serviços digitais e tradicionais dos bancos. Foi submetido questionário por meio do aplicativo google, estimando-se o universo de aproximadamente 150 alunos, obtendo-se a resposta de 45 deles. Os resultados mostram que 78,5% dos entrevistados possuem faixa etária igual ou inferior aos 25 anos de idade e que mais de 78% dos entrevistados possui alto nível de confiança nas instituições bancárias digitais. Outra informação relevante é que os entrevistados tendem a confiar e utilizar cada vez mais as instituições bancárias digitais e que o maior atrativo para o público alvo não é a taxa de juros e sim o próprio nível de confiança nas instituições bancárias digitais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBankspt_BR
dc.subjectFintechspt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectReinvention.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA utilização de bancos com o avanço da tecnologia: uma revisão histórica das instituiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-11-18-
dc.publisher.localpubManauspt_BR
dc.subject.controladoBancos - Brasil - Históriapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicas - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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