Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6464
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Estratégias pedagógicas com uso de metodologias ativas no ensino remoto nas escolas de Parintins (Am)
metadata.dc.creator: Pinheiro, Rodrigo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Kézia Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Edna Aniceto de
metadata.dc.description.resumo: A pandemia da Covid-19 impulsionou possibilidades e estratégias imperativas de ensino no contexto escolar e familiar, considerando o afastamento abrupto das aulas presenciais e o isolamento social, a partir deste contexto vivenciado no período de 2020-2021, elabora-se como objetivo da pesquisa a necessidade de conhecer as estratégias pedagógicas com uso das Metodologias Ativas utilizadas no Ensino Remoto pelos professores de Ensino Fundamental em Parintins (AM), a fim de analisar como ocorreu a aprendizagem no período do ensino remoto. Bacich; Tanzi Neto; Trevisani (2015), e Bacich; Moran (2017) enfatizam um olhar para a formação desse aluno, em que eles possam ser estimulados a entrar em contato com experiências ativas de aprendizagem. Palmeira, Ribeiro e Silva (2020), elucidam novas formas de compreender a educação, ampliar e tornar os sistemas educacionais mais abertos, ativos e inovadores. A pesquisa estruturou-se em levantamento bibliográfico, leitura e fichamento das obras, pesquisa de campo, produção e análise dos dados, fundamentando-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas para obter informações dos participantes. A partir da análise das entrevistas e dos referenciais teóricos articulados ao objeto, podemos destacar que a pesquisa evidenciou importantes contribuições e reflexões para o ensino-aprendizagem, a começar pelas estratégias de ensino como, jogos, atividades de motivação, dinâmicas de grupos, recursos tecnológicos educacionais, problematização de temas, leitura e pesquisa, rodas de conversas, dentre outros. Apesar do desconhecimento de algumas estratégias no campo das metodologias ativas, os professores realizaram um trabalho significativo, nessa perspectiva, sob a necessidade do Ensino Remoto, nos anos de 2020-2021, contribuindo com a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The Covid-19 pandemic boosted imperative teaching possibilities and strategies in the school and family context, considering the abrupt removal of classroom classes and social isolation, from this context experienced in the period 2020-2021, the objective of the research is the need to know the pedagogical strategies using the Active Methodologies used in Remote Education by elementary school teachers in Parintins (AM), in order to analyze how learning occurred during remote learning. Bacich; Tanzi Neto; Trevisani (2015), and Bacich; Moran (2017) emphasize a look at the formation of this student, in which they can be encouraged to come into contact with active learning experiences. Palmeira, Ribeiro e Silva (2020), elucidate new ways of understanding education, expanding and making educational systems more open, active and innovative. The research was structured in bibliographic survey, reading and registration of works, field research, production and data analysis, methodologically based on a qualitative approach, with application of semi-structured interviews to obtain information from the participants. From the analysis of the interviews and the theoretical references articulated to the object, we can highlight that the research showed important contributions and reflections for teaching-learning, starting with teaching strategies such as games, motivation al- activities, group dynamics, educational technological resources, problematization of themes, reading and research, conversation wheels, among others. Despite the ignorance of some strategies in the field of active methodologies, teachers carried out significant work, in this perspective, under the need of Remote Education, in the years 2020-2021, contributing to the students' learning.
Keywords: Estratégias pedagógicas
Pedagogical strategies
Metodologias ativas
Active methodologies
Ensino remoto
Remote teaching
Aprendizagem
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6464
metadata.dc.subject.controlado: Ensino à distância
Ensino - Metodologia
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RodrigoPinheiro.pdf472,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.