Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6470
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Relato de dor em idosos praticantes de atividade física em grupo antes e durante pandemia por COVID-19 no interior do amazonas: um estudo longitudinal.
Autor(a): Queiroz, Cristina da Rocha
Orientador(a): Santos, Israelly Kethém Moura dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Valéria de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Preste, Yandra Alves
Resumo: Introdução: As mudanças no organismo causadas pelo envelhecimento podem aumentar o aparecimento de dor, o sedentarismo pode agravar ainda mais esse quadro e a atividade física parece ser uma alternativa para redução desse sintoma. Objetivo: Descrever e caracterizar a presença de dor em idosos praticantes de atividades físicas antes e durante a pandemia por COVID-19 no interior do Amazonas. Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal, composto por 66 idosos que praticavam atividades físicas em ginásios esportivos, praças públicas. As informações sociodemográficas foram coletadas através de um questionário, os dados relacionados ao nível de dor foram obtidos através das escalas de face e numérica. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 63 idosos com idade superior a 60 anos, com prevalência do sexo feminino. Os dados relacionados a dor demostraram uma redução nos níveis de dor nesses idosos. Discussão: Os resultados obtidos corroboraram com alguns achados na literatura onde associa os níveis de atividades físicas a redução na intensidade da dor. Conclusão: Os níveis de atividades físicas parecem ter influenciado na intensidade da dor durante a pandemia por COVID-19.
Resumo em outro idioma: Introdução: As mudanças no organismo causadas pelo envelhecimento podem aumentar o aparecimento de dor, o sedentarismo pode agravar ainda mais esse quadro e a atividade física parece ser uma alternativa para redução desse sintoma. Objetivo: Descrever e caracterizar a presença de dor em idosos praticantes de atividades físicas antes e durante a pandemia por COVID-19 no interior do Amazonas. Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal, composto por 66 idosos que praticavam atividades físicas em ginásios esportivos, praças públicas. As informações sociodemográficas foram coletadas através de um questionário, os dados relacionados ao nível de dor foram obtidos através das escalas de face e numérica. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 63 idosos com idade superior a 60 anos, com prevalência do sexo feminino. Os dados relacionados a dor demostraram uma redução nos níveis de dor nesses idosos. Discussão: Os resultados obtidos corroboraram com alguns achados na literatura onde associa os níveis de atividades físicas a redução na intensidade da dor. Conclusão: Os níveis de atividades físicas parecem ter influenciado na intensidade da dor durante a pandemia por COVID-19.
Palavras-chave: Dor
Idosos
Atividades físicas
COVID-19
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Fisioterapia - Bacharelado - Coari
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6470
Vocabulário controlado: Exercícios físicos
Envelhecimento
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CristinaQueiroz.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.