Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6473
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Erasmo Ramos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Denílson Diniz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Mariê de Souza Augusta |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maia, Andrea Ramos Pereira |
metadata.dc.description.resumo: | : A presente pesquisa aborda sobre o ensino das artes para os alunos com deficiência intelectual (DI) de forma a proporcionar estímulos de sensações prazerosas na vida do aluno. A relação do pesquisador deste estudo com o tema em análise, foi a inquietação de futuros professores de Artes e como lhe dar com essa questão, na qual se revelou um problema em sua formação acadêmica, trazendo dúvidas de que forma os professores trabalham nas escolas públicas com o aluno (DI)? Reconhecendo que nessa contemporaneidade ainda poucos profissionais na área de Educação Especial em detrimento às outras áreas da educação. Engendra-se como descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um protocolo de questões elaborada especificamente para o presente estudo na Escola Especial Glauber Viana Gonçalves na cidade de Parintins no Baixo Amazonas. Observa-se que a professora pesquisada não possuía formação em Artes, mas, atuava na instituição na área da Pedagogia. Dessa forma faz-se interessante mencionar que a instituição escolar é o ambiente de espaço ideal para que haja inclusão. Ao olhar da arte-educação ela proporciona diversas possibilidades de trabalhos qualitativos com DI sendo um caminhar para a inclusão. |
Abstract: | This research addresses the teaching of the arts for students with intellectual disabilities (ID) in order to provide stimuli for pleasant sensations in the student's life. The relationship of the researcher of this study with the subject under analysis was the concern of future teachers of Arts and how to deal with this issue, in which a problem in their academic training was revealed, raising doubts about how teachers work in public schools. with the student (DI)? Recognizing that in this contemporaneity there are still few professionals in the area of Special Education to the detriment of other areas of education. It is engendered as descriptive with a qualitative approach. Data collection took place through a protocol of questions specifically designed for the present study at the Glauber Viana Gonçalves Special School in the city of Parintins in the Lower Amazon. It is observed that the researched teacher had no training in Arts, but worked in the institution in the area of Pedagogy. Thus, it is interesting to mention that the school institution is the ideal space environment for inclusion. From the point of view of art education, it provides several possibilities for qualitative work with ID as a path towards inclusion. |
Keywords: | Drawing Technique Meaningful Learning Intellectual Disability Inclusion |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BRASIL |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
Citation: | CARVALHO, Erasmo Ramos. A técnica do desenho na aprendizagem significativa do aluno com deficiência intelectual: uma reflexão ao olhar da educação inclusiva. TCC, UFAM. Parintins, 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6473 |
metadata.dc.subject.controlado: | Arte - Estudo e ensino Incapacidade intelectual |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ErasmoCarvalho.pdf | 441,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.