Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6484
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Meemo: desenvolvimento de uma aplicação móvel voltada ao controle de finanças pessoais. |
Other Titles: | Meemo: development of a mobile application to control personal finances. |
metadata.dc.creator: | Vale, Lívian Almeida Chaves do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mota, Sheila Cordeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pacheco, Karla Mazarelo Maciel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Luiz Guilherme Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho documenta o processo de desenvolvimento de um protótipo para aplicativo mobile voltado ao controle de finanças pessoais. Este artefato foi construído a partir da metodologia pautada pelo framework CBL (Challenge Based Learning) (Nichols, 2016), no qual, procurou-se explorar conceitos de Psicologia aplicados à experiência do usuário (UX) durante todas as fases da pesquisa, tendo essa abordagem como seu principal objetivo. O projeto buscou desenvolver protótipos navegáveis de baixa e média fidelidade, incluindo etapas de validação com os usuários a partir de entrevistas e testes de usabilidade. Ao final do processo obteve- se um protótipo de alta fidelidade dos fluxos que abraçavam sua primeira versão de MVP (Mínimo Produto viável). Dessa forma, o resultado final consiste em interfaces para essa alternativa, onde se aplicou conceitos centrados no usuário. |
Abstract: | This academic work documents the process of developing a prototype for a mobile application aimed at controlling personal finances. This artifact was built from the methodology guided by the CBL (Challenge Based Learning) framework (Nichols, 2016). Where we tried to explore concepts of Psychology applied to user experience (UX) during all phases of the research, having the approach as its main objective. The project sought to develop low and medium fidelity navigable prototypes, including validation steps with users from interviews and usability tests. At the end of the process, a high-fidelity prototype of the flows that embraced its first version of MVP (Minimum Viable Product) was obtained. The final result consists of interfaces for this alternative, where user-centered concepts studied can be applied. |
Keywords: | Experiência do usuário Finanças Pessoais Psicologia Cognitiva Aplicativo Mobile |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Design - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6484 |
metadata.dc.subject.controlado: | Software de aplicação Psicologia Cognitiva |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LívianVale.pdf | 8,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.