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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Josimar José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991970379495842pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriano Calyton da-
dc.contributor.referee2Costa, Sandra Emília Cruz da-
dc.creatorRibeiro, Carlos Augusto Nunes-
dc.date.accessioned2022-10-17T17:35:54Z-
dc.date.available2022-10-16-
dc.date.available2022-10-17T17:35:54Z-
dc.identifier.citationA Reforma Educacional de 1971 estabeleceu um novo conceito de ensino de arte: a prática da polivalência. Segundo esta reforma, as artes plásticas, a música e as artes cênicas (teatro e dança) deveriam ser ensinadas conjuntamente por um mesmo professor da primeira à oitava séries do primeiro grau (MARANHE et al., 2011).pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6488-
dc.description.abstractABSTRACT The drawing is a fundamental artistic manifestation for the integral development of the child, where it manages to externalize its visions of the world, expanding its imaginary, its feelings and perceptions. This research aims to: investigate how the reading of artistic works through drawing contributes to the teaching of Arts and to the student's learning of a public elementary school in the municipality of Parintins-AM. The methodology used has a qualitative research approach. As for the type, it is characterized as exploratory, being supported by bibliographic research, field research, participatory research and case study. The subjects involved in this study were 11 students from a 5th grade class of Elementary School I and an Arts teacher. The results obtained reveal the existence of traditional methodologies, focused on a technicist approach, being the practice of printed design. This activity does not correspond to the bimonthly plan for teaching Arts proposed by the aforementioned school investigated, indicating that curricular guidelines still face a fragmented and decontextualized teaching of Arts. Therefore, it is concluded that although the teaching of Arts has conquered its space in Brazilian education, its importance being recognized for social, cultural, cognitive and social development, there is a long way to go so that its intentions become reality. at Schools. When art is taught in its fullness, based on studies and theoretical foundations, such as the triangular approach, there is an expansion of the possibilities for the child to interact, create and imagine from the contextualization, the reading of the work and its doing. artistic, constituting a continuous process of knowledge and expressiveness. Keywords: Drawing. Development. Child. Teaching. Art.pt_BR
dc.description.resumoRESUMO O desenho é uma manifestação artística fundamental para o desenvolvimento integral da criança, onde ela consegue externar suas visões de mundo, expandindo seu imaginário, seus sentimentos e percepções. Esta pesquisa tem como objetivo: investigar como a leitura de obras artísticas por meio do desenho contribui para o ensino de Artes e para a aprendizagem do aluno de uma escola pública de nível fundamental do município de Parintins-AM. A metodologia utilizada tem como método de abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto ao tipo caracteriza-se como exploratório, sendo subsidiada pela pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa participante e estudo de caso. Os sujeitos envolvidos neste estudo foram 11 alunos de uma turma do 5° do Ensino Fundamental I e uma professora de Artes. Os resultados obtidos revelam a existência de metodologias tradicionais, voltada para uma abordagem tecnicista, sendo a prática do desenho impresso. Essa atividade não corresponde ao plano bimestral de ensino de Artes proposto pela referida escola investigada, indicando que diretrizes curriculares ainda se deparam com um ensino de Artes fragmentado e descontextualizado. Sendo assim, conclui-se que apesar de o ensino de Artes ter conquistado seu espaço na educação brasileira, sendo reconhecida sua importância para o desenvolvimento social, cultural, cognitivo e social, há um longo caminho a ser percorrido para que suas pretensões se tornem realidade nas escolas. Quando a arte é ensinada na sua plenitude, baseada nos estudos e fundamentos teóricos, a exemplo da abordagem triangular, verifica-se a ampliação das possibilidades de a criança interagir, criar e imaginar a partir da contextualização, da leitura da obra e do seu fazer artístico, constituindo um processo contínuo de conhecimento e expressividade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEM - Escola de Enfermagem de Manauspt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO ensino de Artes: A leitura de obra por meio do desenho em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I de uma escola Pública da cidade de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeA leitura de Obra por meio do desenho em uma turma do 5º ano do ensino fundamental I de uma escola Pública da cidade de Parintins- AMúblicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-19-
dc.publisher.localpubUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.subject.controladoArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoEducação artística (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuais - Licenciatura - Parintinspt_BR
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