Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6492
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da prática da leitura literária para a produção textual crítica: uma análise a partir de uma intervenção didática utilizando o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, para alunos do 3º ano do ensino médio no município de Benjamin Constant- AM
Autor(a): Silva, Emilly Raissa Macêdo da
Orientador(a): Barros, Adelson Florêncio de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cristiane Alves da
metadata.dc.contributor.referee2: Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
Resumo: O presente trabalho está direcionado a leitura dos textos literários, e teve como eixo temático, a importância da prática da leitura literária para a produção textual crítica: uma análise a partir de uma intervenção didática utilizando o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato para alunos do 3º ano do Ensino Médio no Município de Benjamin Constant- AM. Justifica-se a pesquisa com o intuito de investigar a prática da leitura literária e sua importância na formação crítica dos alunos, tendo em vista o tratamento que a literatura tem recebido nos últimos tempos no processo de escolarização no Ensino Médio. Acredita-se que a leitura literária contribui para a desenvoltura dos alunos perante textos considerados complexos e, essa relação torna-se essa aprendizagem relevante. O que pouco têm se desenvolvido efetivamente em sala de aula. As vezes o que ocorre é que são postos de forma descontextualizada. Diante disso, motivou-se realizar esta pesquisa ao acreditar que a literatura além de despertar o prazer do texto permite que o leitor tenha outras benfeitorias como, aprender os sentidos, a extensão e a profundidade das construções literárias, bem como trabalhar a liberdade e sua criatividade, ao lado da cognição e, principalmente, ajudar o aluno a ser mais crítico e se posicionar como sujeito social frente as adversidades em sociedade e no mundo do trabalho. E tem como objetivo principal analisar a importância da prática da leitura literária e a relevância da produção textual com base na leitura de um texto literário conto nas aulas de Literatura, como um meio crucial para a formação crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, utilizando o conto, Negrinha, de Monteiro Lobato. Para elaboração desta pesquisa, realizou-se a pesquisa bibliográfica, com isso encontrou-se relevância teórica em, Antunes (2013), Amora (2006), Compagnon (2019), Coutinho (2008), Guimarães; Batista (2012), Gancho (2007), entre outros. Tem-se por resultados: a. a prática de leitura por meio da leitura literária é de grande relevância para o desenvolvimento crítico do discente leitor; b. o texto literário possibilita e auxilia uma melhor compreensão acerca dos diversos textos e pode permitir um melhor aproveitamento nos exames de seleção; c. de grande contribuição no processo de ensino e aprendizagem, bem como na formação do leitor.
Resumo em outro idioma: El presente trabajo está dirigido a la lectura de textos literarios, y tuvo como eje temático, la importancia de la práctica de la lectura literaria para la producción textual crítica: un análisis a partir de una intervención didáctica utilizando el cuento "Negrinha", de Monteiro Lobato para estudiantes del 3° año de Bachillerato en el Municipio de Benjamín Constant-AM. La investigación se justifica con el fin de indagar en la práctica de la lectura literaria y su importancia en la formación crítica de los estudiantes, frente al tratamiento que la literatura ha recibido en los últimos tiempos en el proceso de escolarización en la Enseñanza Media. Se cree que la lectura literaria contribuye al ingenio de los estudiantes frente a textos considerados complejos, y esta relación hace que este aprendizaje sea relevante. Lo poco que se ha desarrollado con eficacia en el aula. A veces lo que pasa es que se sacan de contexto. Por tanto, esta investigación fue motivada por la creencia de que la literatura, además de despertar el placer del texto, permite al lector tener otros beneficios como el aprendizaje de los sentidos, la extensión y profundidad de las construcciones literarias, así como trabajar la libertad y su creatividad, junto a la cognición y, principalmente, para ayudar al estudiante a ser más crítico ya posicionarse como sujeto social frente a las adversidades de la sociedad y del mundo del trabajo. Y tiene como objetivo principal analizar la importancia de la práctica de la lectura literaria y la pertinencia de la producción textual a partir de la lectura de un cuento literario en las clases de Literatura, como medio fundamental para la formación crítica de los estudiantes de 3° año de bachillerato. Secundaria, utilizando el cuento Negrinha, de Monteiro Lobato. Para la elaboración de esta investigación, se realizó una investigación bibliográfica, con esta relevancia teórica se encontró en, Antunes (2013), Amora (2006), Compagnon (2019), Coutinho (2008), Guimarães; Batista (2012), Gancho (2007), entre otros. Los resultados son: a. la práctica de la lectura a través de la lectura literaria es de gran importancia para el desarrollo crítico del estudiante lector; B. el texto literario permite y ayuda a una mejor comprensión de los diferentes textos y puede permitir una mejor utilización en los exámenes de selección; C. de gran aporte en el proceso de enseñanza y aprendizaje, así como en la formación del lector.
Palavras-chave: Leitura literária
Textos narrativos
Formação crítica
Ensino médio
Área de conhecimento - CNPQ: CNPQ:LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: BRASIL
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6492
Vocabulário controlado: Contos brasileiros
Monteiro Lobato
Ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EmillySilva.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.