Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6502
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Serviço de referência na Biblioteca Pública do Amazonas: competências do bibliotecário no atendimento ao usuário surdo
metadata.dc.creator: Nunes, Gabriella Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Inomata, Danielly Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Bessa, Amanda de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, David Carvalho de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta a investigação acerca das competências necessárias para a atuação do bibliotecário no Serviço de Referência e Informação (SRI) no atendimento ao usuário surdo. Os objetivos específicos deste estudo buscaram identificar na literatura quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes do bibliotecário para verificar quais competências são necessárias para atender o usuário surdo e mapear na prática do serviço de referência da Biblioteca Pública do Amazonas, que tipos de competências os bibliotecários apresentam. Em seguida, buscou-se verificar com especialistas a validação das competências encontradas e por fim, apresentar um mapa de competências destacando os conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar no serviço de referência. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, pois além de utilizar a revisão de literatura para fundamentar este estudo, busca também identificar as competências do bibliotecário no atendimento ao usuário surdo na prática do serviço de referência e como método e técnica de coleta de dados, foi utilizado a entrevista com o profissional que atua no setor de referência da Biblioteca Pública do Amazonas, por meio de um protocolo de entrevista. Em relação as competências identificadas na literatura e validadas pelo especialista, saber se comunicar em LIBRAS, identificar o perfil do usuário, proporcionar meios de acessibilidade nos serviços, produtos e materiais do acervo, foram as competências que mais se destacaram. Concluiu-se por meio das informações obtidas, que as competências encontradas na literatura se distanciam da prática no serviço de referência da Biblioteca Pública do Amazonas, identificou-se que o bibliotecário não possui conhecimento da língua de sinais, assim como não há treinamento para preparar a equipe para receber o usuário surdo e poucos materiais no acervo são acessíveis.
Abstract: This study presents the investigation of the necessary competencies for the reference and information service librarian (RIS) performance in serving deaf users. The specific objectives of this study sought to identify in the literature the knowledge, skills and attitudes of the librarian, to verify which competencies are necessary to serve deaf users, and to map the practice of the reference service of the Public Library of Amazonas about what types of competencies librarians have. Then, this research sought to verify the validation of the found competencies with experts and finally, to present a map of competencies that highlights the knowledge, skills and attitudes to work in the reference service. This is a case study with a qualitative approach and applied nature, because in addition to using the literature review to support this study, it also aims to identify the skills of librarians in assisting deaf users in the practice of reference service, and as a method and technique of data collection, it was used the interview with the professional who works in the reference sector of the Public Library of Amazonas, which was validated through an interview protocol. In relation to the competencies identified in the literature and validated by the specialist, knowing how to communicate in LIBRAS, identifying the user profile and providing resources for accessibility in the services, products and materials of the collection were the skills that stood out. From the information obtained, it was concluded that the skills found in the literature are far from the practice in the reference service of the Amazon Public Library. It was identified that the librarian does not know sign language, as well as, there is no training to prepare the team to receive deaf users, and few materials in the collection are accessible.
Keywords: Serviço de referência e informação
Competências do bibliotecário
Usuário surdo
Biblioteca pública
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6502
metadata.dc.subject.controlado: Bibliotecas públicas
Bibliotecas e pessoas com deficiência
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GabriellaNunes.pdf734,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.