Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6509
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Residência Pedagógica e bullying: Relato de experiência com alunos do ensino fundamental I. |
metadata.dc.creator: | Roque, Estefanny Pinto |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streit, Inês Amanda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bataglion, Giandra Anceski |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Samara Feitosa Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Caleffi, Graziela Dutra |
metadata.dc.description.resumo: | O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar as atividades pedagógicas de intervenção sobre o bullying nas escolas. Estas atividades foram aplicadas com alunos do 5º ano do ensino Fundamental I, durante o retorno às aulas 100% presenciais, no Programa de Residência Pedagógica, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por meio do subprojeto de Educação Física, fiz parte de uma equipe de acadêmicos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, que foi designada à Escola Municipal Professora Gelcy Sena Abrantes, localizada no bairro Redenção, Manaus-AM. Este relato consiste em descrever as vivências e estratégias adotadas no âmbito escolar durante a campanha “Março laranja: Todos contra o bullying” promovida pela escola. Duas atividades foram aplicadas, com intuito de conscientizar os alunos sobre o tipo de violência que ocorre nas escolas, denominada “Bullying”. As atividades se desenvolveram de forma satisfatória, trazendo feedbacks positivos tanto pelos alunos que demonstraram bastante interesse, quanto pela preceptora que estava observando e registrando a aula. O professor de Educação Física, em sala de aula, é a figura exemplar e inspiradora, portanto suas intervenções se tornam necessárias para o combate ao bullying nas escolas. |
Abstract: | This experience report aims to present the pedagogical activities of intervention about bullying in schools. These activities were applied with students from the 5th grade of elementary school I, during the return to classes 100% on site, in the Pedagogical Residency Program, promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Through the subproject of Physical Education, I was part of a team of students from the Faculty of Physical Education and Physiotherapy - FEFF, from the Federal University of Amazonas - UFAM, which was assigned to the Professora Gelcy Sena Abrantes Municipal School, located in the neighborhood of Redenção, Manaus-AM. This report consists of describing the experiences and strategies adopted at school during the campaign "Orange March: Everyone against bullying" promoted by the school. Two activities were applied in order to make students aware of the type of violence that occurs in schools, called "Bullying". The activities were developed in a satisfactory way, bringing good feedback both from the students, who showed a lot of interest, and from the preceptor who was observing and recording the class. The teacher in the classroom is the highest authority figure, therefore his interventions are necessary to combat bullying in schools. |
Keywords: | Residência Pedagógica Bullying Educação Física |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6509 |
metadata.dc.subject.controlado: | Assédio nas escolas - Prevenção |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EstefannyRoque.pdf | 858,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.