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dc.contributor.advisor1Mota, Sheila Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751501D2&tokenCaptchar=03AIIukzgXR5LaBfhUIZ2OyvpCvihIdRZVs4_sVCXvUkVCqMSeFfEdmwiDIVhTQ7_-gEmvxKAuKfPvxoCjHtqg6EJT1_gyLnLsCbgIzemwM34PtzhyRkH8R9fSJS1psKoX1ChdVFiEa5iwEBSqYqSjCcqqpf7xQuvH3LyJoaRYMRMbSLodw7YfS-2if7-6qfdoJTE6RXP7UOtXBJYOG-1LXLk8n9fjFTO2lVe1MzuVB95sTuiO_f4GydRw78_sn3Hf3b-e9GZh0H0Kce31aJB5gUKLji09d1eBIx_RdStq_RknNoI8HEIG4DbCUfkavuDKJHPxFFMykcoYzLKJ_WRLYGFSS47EN38H85nz2NadIsp4XvgIe1gHn4sHtXeAnXjqvTf1c4kRHIe7UxvZDpdA7NLeygFgbTjz6MOMYapPMtsJJkIxEwhTSPxQ8pq3Ad_UPHfzjf4UhDImeZ0YEz3HUDk9dOhnrj5ohNzQsDEJxrkBACPITj7y-QuVBTTz5JltsR8SkTYfhqOVJBe407Ye2zwpyD2zKc43mJkFmXNl6RgQJ4MPkdNOAZ1ATOkOX7jOEJ97W2Z1FupxRQSoiqmCFMamwC4P_xJpbApt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Larissa-
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dc.contributor.referee2Andrade, Allisson J. Fernandes de-
dc.creatorSilva, Danna Thayne Gomes da-
dc.date.accessioned2022-10-26T18:49:03Z-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-10-26T18:49:03Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6521-
dc.description.abstractThe present project proposes the creation of a board game that helps in the literacy of children with dyslexia. The work was carried out based on bibliographic research that focused on searching for methodologies that are used to help dyslexic children during this period. Research was carried out on the influence of game design, on the experiences of teachers in the public school system and their understanding of dyslexia. And also about how dyslexic children feel when they are not optimally included in schools. Game design has contributed to several areas of education, especially the branch of children's literature that helps children's cognitive development. It was observed that the parents' lack of knowledge and experience of some teachers in the primary education network generates frustration in children who suffer from some learning disorder. To improve their experience in schools, several games are created to meet this need during the literacy phase, making education more inclusive, since they are classified as didactic tools. In conclusion, the project met the previously imposed needs, but to achieve better results, there is a recommendation to carry out tests to have a better application.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto tem como proposta a criação de um board game que ajude na alfabetização de crianças com dislexia. O trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas que tinha como foco buscar por metodologias que são usadas para ajudar crianças disléxicas durante esse período. Foi feito pesquisas sobre a influência do design de jogos, sobre experiências de professores da rede pública de ensino e seus entendimentos sobre dislexia. E também sobre como as crianças disléxicas se sentem quando não são incluídas da melhor forma nas escolas. O design de jogos tem contribuído com disversas áreas da educação, principalmente o ramo da literatura infantil que auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças. Observou-se que a falta de conhecimento dos pais e experiência de alguns professores da rede de ensino primário gera frustração nas crianças que sofrem de algum distúrbio de aprendizado. Para melhorar a experiência das mesmas nas escolas, diversos jogos são criados para atender essa necessidade durante a fase de alfabetização, deixando a educação mais inclusiva, visto que, se classificam como ferramentas didáticas. Como conclusão, o projeto atendeu as necessidades impostas previamente, mas que para alcançar resultados melhores, há a recomendação de fazer testes para ter uma melhor aplicação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectDyslexiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectInclusão Social Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Social Inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleJogo Didático com Intuito de Ajudar na Alfabetização de Crianças com Dislexiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-21-
dc.publisher.localpubManaus - AMpt_BR
dc.subject.controladoDislexiapt_BR
dc.subject.controladoJogos educativospt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseDesign - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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