Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6524
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência
metadata.dc.creator: Imbiriba, Carlos Eduardo Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Lúcio Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Street, Inês Amanda
metadata.dc.contributor.referee2: Ponce, Keegan Bezerra
metadata.dc.description.resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso, na área de Licenciatura em Educação Física caracterizado como descritivo e realizado por meio de relato de experiência em uma escola da rede pública de Manaus. Objetivo Geral: analisar por meio de observações os efeitos das aulas de educação física na vida das crianças. Objetivos específicos: relatar a experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado; e apresentar posicionamento crítico quanto o papel da educação física escolar no ensino fundamental. Metodologia: foi realizado uma intervenção em 24 dias, com 5 sessões semanais de 4 horas aula, sendo três aulas observação, três participação e sete regências. Os conteúdos partiam do pressuposto das habilidades motoras fundamentais: locomoção, manipulação e estabilização. Resultados: foi observado que o quantitativo de aulas oportunizava vivências maiores paras crianças, fazendo com que nas aulas regidas pelos estagiários, tivessem mais domínio e independência das atividades. Considerações finais: a escola propícia um número considerável de aulas, fazendo com que as crianças tenham mais oportunidades de continuar na área de esportes ou exercícios físicos, e ainda viabiliza 90% do que é proposto pelas Organização Mundial de Saúde. Assim resta apenas 10% em atividades que precisam ser feitas fora da escola com o apoio de amigos e familiares.
Abstract: This is a course conclusion work, in the area of Degree in Physical Education characterized as descriptive and carried out through an experience report in a public school in Manaus. General Objective: to analyze through observations the effects of physical education classes on children's lives. Specific objectives: report the experience lived in the Supervised Curricular Internship; and to present a critical position regarding the role of school physical education in elementary education. Methodology: an intervention was carried out in 24 days, with 5 weekly sessions of 4 hours class, with three observation classes, three participation and seven conducting. The contents were based on the assumption of fundamental motor skills: locomotion, manipulation and stabilization. Results: it was observed that the number of classes provided opportunities for greater experiences for children, making the classes conducted by the interns more masterful and independent of activities. Final considerations: the school provides a considerable number of classes, giving children more opportunities to continue in the area of sports or physical exercises, and it also makes 90% of what is proposed by the World Health Organization viable. That leaves only 10% in activities that need to be done outside of school with the support of friends and family.
Keywords: Escola
Ensino fundamental
Crianças
Educação física
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6524
metadata.dc.subject.controlado: Educação física (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CarlosImbiriba.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.