Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Samara Feitosa Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252625639762209pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, João Otacilio Libardoni dos-
dc.contributor.referee2Streit, Inês-
dc.creatorLopes, Diana Baima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3337054494642965pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T18:37:37Z-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-10-31T18:37:37Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6527-
dc.description.abstractThe riverside people, “people from the Amazonian countryside” live in communities far from the headquarters of their municipalities, sometimes separated by the course of water that moves differently in time and space. At this juncture, Rural Education articulates between pedagogical strategies and the dialectic of the community - which occurs through the process of rising (flood) and falling of the waters, a constant movement in which the teacher, students and the entire riverside community builds and rebuilds as relationships social. School Physical Education is the curricular component that deals with the most striking practices in their various manifestations and different purposes and thus we reflect the importance of School Physical Education for Integral Education. It is necessary to describe a unique reality of this territory as practices in physical education classes at the riverside countryside school. Therefore, the objective of this research, through the curriculum of Physical Education. This is a descriptive, qualitative study, being a case study, it will be carried out in the municipality of Manaus in the northern school of the Ebenezer community, Tarumãzinho, riverside - Rio Negro, in the state of Amazonas, region, Brazil. The scenario and a participant, being a Physical Education teacher at the school, were intentionally selected to fulfill the proposed objectives in. An individual interview technique was used, with the elaboration of a form with open and closed questions. Content analysis was performed, after reading and analyzing the interview, the results were grouped into two categories. After the results, it is concluded that: the riverine subject produces culture with characteristics that differ from each community; the need for discussion about the peculiarities of the riverside and road zone of Manaus and the inclusion of these educational guidelines and school plans; the existence of difficulties in diagnosing students with global learning diagnoses and diagnoses; drought is the period in the river that interferes most in the annual schedule of classes, to the detriment of access by boats. And the development of Higher Education of Institutions that researches, in depth, and its most varied dimensions of Rural Education in Amazonas.pt_BR
dc.description.resumoOs ribeirinhos, “pessoas do campo amazônida” vivem em comunidades distantes das sedes dos seus municípios, por vezes afastados pelo cursar das águas que se movimentam distintamente no tempo e espaço. Nessa conjuntura, a Educação do Campo se articula entre estratégias pedagógicas e a dialética da natureza – que ocorre pelo processo de subida (enchente) e descida (vazante) das águas, movimento constante em que o professor, os alunos e toda comunidade ribeirinha constrói e reconstrói as relações sociais. A Educação Física Escolar é o componente curricular que trata das práticas corporais nas suas diversas manifestações e diferentes finalidades e assim refletimos a importância da Educação Física Escolar para a Educação Integral. É necessário pois descrever a realidade singular, deste território quanto as práticas nas aulas de educação física da escola do campo ribeirinha. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa descrever as adaptações do currículo da Educação Física escolar mediante a realidade ribeirinha. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo qualitativo, sendo um estudo de caso, será realizado no município de Manaus na escola da comunidade Ebenézer, Tarumãzinho, zona ribeirinha - Rio Negro, no estado do Amazonas, região norte, Brasil. O cenário e a participante, sendo a professora de Educação Física da referida escola, foram selecionados intencionalmente para cumprir os objetivos propostos no estudo. Foi utilizada a técnica de entrevista individual, com a elaboração de um formulário com questões abertas e fechadas. Foi realizada Análise de conteúdo da qual após leitura e análise da entrevista, os resultados foram agrupados em duas categorias. Após os resultados, conclui-se que: o sujeito ribeirinho produz cultura com características que diferem a partir de cada comunidade; a necessidade de discussão sobre as peculiaridades da zona ribeirinha e rodoviária de Manaus e inclusão destas nas diretrizes educacionais e nos planejamentos da escola; a existência de dificuldade de diagnóstico de alunos com suspeita de deficiência e transtornos globais de aprendizagem; a seca é o período do rio que mais interfere na programação anual de aulas, em detrimento do acesso de lanchas. E a relevância das Instituições de Ensino Superior que, destacadamente, fomentam a pesquisa e desenvolvimento nas suas mais variadas dimensões acerca da Educação do Campo no Amazonas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectRiverside educationpt_BR
dc.subjectAdaptationspt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectEducation of the fieldpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO RURALpt_BR
dc.titleCom o movimento das águas: práxis pedagógica da educação física em uma escola ribeirinha no amazonaspt_BR
dc.title.alternativeWith the movement of the waters: pedagogical práxis of education physics in a riverside school in the amazonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-23-
dc.publisher.localpubManauspt_BR
dc.subject.controladoEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEducação Física - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DianaLopes.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.