Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Josimar José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991970379495842pt_BR
dc.creatorCosta, Lorena Tavares da-
dc.date.accessioned2022-11-08T20:10:49Z-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2022-11-08T20:10:49Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6534-
dc.description.abstractThe objective of this work is to show how Art Teaching is applied in the traditional approach and in the Montessori method, from counterpoints between both, and also to show how aspects of the Montessori method were applied in a school that uses elements of the traditional method for the transmission of knowledge. With this, the concepts of each method were presented, as well as it’s representatives, using the experiences in PIBID, supervised internships I and II, other people's experiences and the author's personal experience to make analyses and, from these, the practice in the classroom. In the theoretical referential brings issues about art education, about the traditional method, Montessori and about the child. As a result, there was an opportunity and possibility to conduct a Montessori class and this observe how each teaching method works in practice.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar como o Ensino de Artes é aplicado na Abordagem tradicional e no Método Montessori a partir de contrapontos entre ambos e mostrar como ocorreu a aplicação de aspectos do método Montessori em uma escola que utiliza elementos do método tradicional para a transmissão de conhecimento. Com isso, foram apresentados os conceitos de cada método assim como seus representantes. Foram utilizadas as experiências em PIBID, Estágios I e II que serviram como base para fazer as análises, e, a partir delas, a prática em sala de aula. No referencial teórico traz assuntos sobre a educação de Artes, sobre método tradicional, Montessori e sobre a criança. Como resultado, houve a oportunidade e possibilidade de realizar a aula montessoriana e assim observar como funciona cada método de ensino na prática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte educaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem Tradicionalpt_BR
dc.subjectEnsino Montessoript_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO ensino de Artes em Parintins: diálogos entre a abordagem tradicional e os aspectos do método montessoriano no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-19-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoEducacao (Metodos e Tecnicas de Ensino)pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuais - Licenciatura - Parintinspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Lorena Tavares da Costa.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.