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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6549
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Minimização da vibração de engrenamento por meio da modificação do perfil dos dentes das engrenagens cilíndricas de dentes retos |
metadata.dc.creator: | Dias, Flávio Henrique Alves de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Chui, Danilo de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Neto, Gustavo Cunha da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Louzada Neto, Junout Martins |
metadata.dc.description.resumo: | As engrenagens estão entre os mais antigos dispositivos inventados pelo homem e, dentre as diversas formas de transmissão de potência, são geralmente mais robustas e duráveis, com eficiência na ordem de 98%. A característica dinâmica de um sistema de transmissão por engrenagens é um importante parâmetro para definir sua qualidade. A variação na quantidade de dentes em contato durante a rotação das engrenagens tem grande contribuição para as vibrações destes sistemas. Deriva-se desse contexto a necessidade de avaliar as características dinâmicas do engrenamento ainda em fase de projeto. Neste trabalho, é realizado um estudo sobre a modificação de adendo no perfil dos dentes das engrenagens. Para isso, foram realizadas simulações do modelo dinâmico a fim de determinar um valor ótimo do parâmetro de modificação capaz de minimizar as vibrações de um engrenamento ideal de engrenagens cilíndricas de dentes retos para as condições especificadas de operação, considerando a rigidez e o amortecimento de engrenamento variantes no tempo, incluindo uma melhoria no cálculo de massa equivalente. Da comparação entre os resultados da simulação do sistema otimizado e original, conclui-se que a modificação ótima aproxima as respostas dinâmicas às estáticas, com taxas de variação próximas a zero e erro de transmissão quase-constante, provendo mínima vibração ao sistema. |
Abstract: | Gears are among the oldest devices invented by man and, among the various forms of power transmission, are generally the most robust and durable, with efficiency in the order of 98%. The dynamic characteristic of a gear transmission system is an important parameter to define its quality. The variation in the number of teeth in contact during rotation of the gears has a large contribution to the vibrations of these systems. From this context derives the need to evaluate the dynamic characteristics of the gear while still in the design phase. In this paper, a study is conducted on the addendum modification in the tooth profile of gears. For this purpose, dynamic model simulations were performed in order to determine an optimal value of the modification parameter capable of minimizing the vibrations of an ideal cylindrical spur gear for the specified operating conditions, considering time-varying gear stiffness and damping, including an improvement in the equivalent mass calculation. From the comparison between the simulation results of the optimized and original system, it is concluded that the optimal modification brings the dynamic responses closer to the static ones, with change rates close to zero and nearly constant transmission error, providing minimal vibration to the system. |
Keywords: | Engrenagens Vibrações Otimização Modificação do perfil do dente Rigidez de engrenamento variante no tempo |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA MECANICA: PROJETOS DE MAQUINAS: METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICO ENGENHARIAS: ENGENHARIA MECANICA: MECANICA DOS SOLIDOS: DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia Mecânica - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
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URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6549 |
metadata.dc.subject.controlado: | Engrenagens Engenharia mecânica |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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