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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Minimização da vibração de engrenamento por meio da modificação do perfil dos dentes das engrenagens cilíndricas de dentes retos
metadata.dc.creator: Dias, Flávio Henrique Alves de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Chui, Danilo de Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Gustavo Cunha da
metadata.dc.contributor.referee2: Louzada Neto, Junout Martins
metadata.dc.description.resumo: As engrenagens estão entre os mais antigos dispositivos inventados pelo homem e, dentre as diversas formas de transmissão de potência, são geralmente mais robustas e duráveis, com eficiência na ordem de 98%. A característica dinâmica de um sistema de transmissão por engrenagens é um importante parâmetro para definir sua qualidade. A variação na quantidade de dentes em contato durante a rotação das engrenagens tem grande contribuição para as vibrações destes sistemas. Deriva-se desse contexto a necessidade de avaliar as características dinâmicas do engrenamento ainda em fase de projeto. Neste trabalho, é realizado um estudo sobre a modificação de adendo no perfil dos dentes das engrenagens. Para isso, foram realizadas simulações do modelo dinâmico a fim de determinar um valor ótimo do parâmetro de modificação capaz de minimizar as vibrações de um engrenamento ideal de engrenagens cilíndricas de dentes retos para as condições especificadas de operação, considerando a rigidez e o amortecimento de engrenamento variantes no tempo, incluindo uma melhoria no cálculo de massa equivalente. Da comparação entre os resultados da simulação do sistema otimizado e original, conclui-se que a modificação ótima aproxima as respostas dinâmicas às estáticas, com taxas de variação próximas a zero e erro de transmissão quase-constante, provendo mínima vibração ao sistema.
Abstract: Gears are among the oldest devices invented by man and, among the various forms of power transmission, are generally the most robust and durable, with efficiency in the order of 98%. The dynamic characteristic of a gear transmission system is an important parameter to define its quality. The variation in the number of teeth in contact during rotation of the gears has a large contribution to the vibrations of these systems. From this context derives the need to evaluate the dynamic characteristics of the gear while still in the design phase. In this paper, a study is conducted on the addendum modification in the tooth profile of gears. For this purpose, dynamic model simulations were performed in order to determine an optimal value of the modification parameter capable of minimizing the vibrations of an ideal cylindrical spur gear for the specified operating conditions, considering time-varying gear stiffness and damping, including an improvement in the equivalent mass calculation. From the comparison between the simulation results of the optimized and original system, it is concluded that the optimal modification brings the dynamic responses closer to the static ones, with change rates close to zero and nearly constant transmission error, providing minimal vibration to the system.
Keywords: Engrenagens
Vibrações
Otimização
Modificação do perfil do dente
Rigidez de engrenamento variante no tempo
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA MECANICA: PROJETOS DE MAQUINAS: METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICO
ENGENHARIAS: ENGENHARIA MECANICA: MECANICA DOS SOLIDOS: DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Mecânica - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6549
metadata.dc.subject.controlado: Engrenagens
Engenharia mecânica
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