Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6563
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O desenho além do realismo: um olhar sobre o universo gráfico na arte indígena
metadata.dc.creator: Viana, Patrícia Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Wielewicki, Fabiana Feronha
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Josimar José
metadata.dc.contributor.referee2: Nakanome, Ericky da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa sobretudo, aprofundar a reflexão sobre o campo do desenho e seus métodos de ensino na contemporaneidade. Para tanto, indica possibilidades de construção de um referencial artístico indígena, por meio da recolha e estudo de materiais publicados sobre mostras recentes de arte realizadas no Brasil, que adotam como tema central a produção de artistas indígenas. O referencial teórico apresenta as contribuições de Edith Derdyk, Lúcio Costa e Rosa Iavelberg ampliando as potencialidades expressivas do desenho para além da ideia de mimese, ou da linha assumida como contorno – herança da tradição artística europeia. O estudo também apresenta levantamento e análise da produção em desenho dos alunos desenvolvidas nas escolas de arte de Parintins e métodos empregados pelos professores, assim como de obras dos artistas indígenas Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Ana Patrícia Karuga, Kátia Hushahu, Coletivo Mahku e Jaider Esbell, à luz do referencial teórico apresentado. Esta pesquisa procurou demonstrar que a Arte Indígena Contemporânea, ao ser adotada como referencial para a prática e estudo do desenho, amplia significativamente as potencialidades expressivas do meio gráfico para além do fazer técnico e do caráter representativo.
Abstract: This work shows, overall, going deep into a reflection about the drawing field and its teaching methods at the present time. Therefore, it indicates the possibility of construction of a indigenous artistic reference, through the choice of a study of materials published about recent samples of accomplished arts in Brazil, that uses as a main theme the indigenous artists production. The theoretical referential shows contributions of Edith Derdyk, Lucio Costa e Rosa Iavelberg making it wide open the expressive potentiality on drawing beyond of an idea of mimese, or the assumed line as outline - Inheritance of European statistic traditions. The study also presents a survey and analysis on production of student's drawing developed at schools of art in Parintins and applied methods by teachers, just like piece of art of indigenous artists Daiana Tukano, Denilson Baniwa, Ana Patricia Karuga, Katia Hushahu, collective Mahku and Jaider Esbell, to the light of theoretical referential presented. This research has tried to show that the contemporary art, when it's used as a referential for the practice studies on drawing, amplifiy significantly the expressive potentiality into the graphic field beyond of doing technical and the representative character.
Keywords: Desenho
Arte indígena contemporânea
Ensino
Realismo/naturalismo
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6563
metadata.dc.subject.controlado: Indígenas da América do Sul - Arte
Desenho - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PatriciaViana.pdf2,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.