Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Fabiana de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231046226457074pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808188859997677pt_BR
dc.creatorMendonça, Yasmim Santarém-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5227046392383314pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T18:11:09Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-12-15T18:11:09Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6565-
dc.description.abstractThis article discusses the training of teachers in the Pedagogy course at the Federal University of Amazonas, analyzing the challenges of/in teaching practice and teaching from the axis of cultural diversity in the Amazonian context. Its general objective is to identify the challenges of cultural diversity for and in the training of teachers, seeking to understand the study of the subject in the context of graduation. And as specific objectives: a) to search the literature for elements that support the aforementioned study; b) gather testimonies/experiences that further highlight the relevance of teaching work in teacher education linked to the theme of cultural diversity; and c) identify in the curriculum of the Degree in Pedagogy at UFAM the disciplines that enhance the work with cultural diversity in order to verify the frequency with which they are offered. This qualitative work was developed from the bibliographic research allied to the questionnaire technique for data collection. The results achieved express the need for a more solid school education, in terms of reading and research for future university students; of closer approximation with the regional culture by the professors so that they can insert even more in their practices related to diversity. The study, finally, emphasizes that the number of subjects in the curriculum is not the core of the issue, but the planning and willingness to make this approximation - the diversity of cultures - in the different disciplines.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, discorre sobre a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, analisando os desafios da/na prática docente e o ensino a partir do eixo da diversidade cultural no contexto amazônico. Tem como objetivo geral a identificação dos desafios da diversidade cultural para e na formação de professores, buscando compreender o estudo da temática no âmbito da graduação. E como objetivos específicos: a) buscar nas literaturas elementos que deem subsídio ao referido estudo; b) reunir depoimentos/experiências que destaquem ainda mais a relevância do trabalho docente na formação de professores vinculado à temática da diversidade cultural; e c) identificar no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM as disciplinas que potencializam o trabalho com a diversidade cultural de modo a verificarmos a frequência com que são ofertadas. Este trabalho de caráter qualitativo, se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica aliada à técnica de questionário para coleta de dados. Os resultados alcançados expressam a necessidade de uma formação escolar mais sólida, no que tange as leituras e pesquisas para os futuros universitários; de maior aproximação com a cultura regional pelos docentes para que possam inserir ainda mais em suas práticas relativas à diversidade. O estudo, por fim, ressalta que a quantidade de disciplinas no currículo não é o cerne da questão, mas sim o planejamento e a disposição em fazer essa aproximação -da diversidade de culturas - nas diferentes disciplinas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleOs desafios da diversidade cultural para e na formação de professores/as do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-05-05-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formação - Amazonaspt_BR
dc.subject.controladoEducação multiculturalpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_YasmimMendonça.pdf485,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.