Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6567
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A fotografia como proposta pedagógica nas aulas de arte |
metadata.dc.creator: | Tavares, Thalita Mota |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Sandra Emília Cruz da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Josimar José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tavares, Ananda Cid |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo consiste na investigação e experimentação de potencialidades da fo tografia. Apesar da presença recorrente da fotografia em nosso cotidiano (por meio da utilização de smartphones e compartilhamentos de imagens nas redes sociais) ainda é um meio expressivo subutilizado nas aulas de artes, tal situação foi observada durante o programa institucional de bolsa de iniciação à docência –PIBID, realizado em uma instituição de ensino público em Parintins (ensino fundamental e médio), entre os anos de 2018 e 2020, motivando esta investigação.A pesquisa tem como objetivo geral, desenvolver propostas pedagógicas a partir da experimentação em fotografia, que tem como finalidade trabalhá-la no ensino de arte. A natureza híbrida deste estudo requer uma metodologia onde teoria, prática e ensino se entrecruzem, neste sentido, adotaremos outro tipo de investigação contemporânea em artes visuais: a A/r/tografia (artista-pesquisador-professor), tendo assim uma abordagem qualitativa para esta in vestigação, onde foi realizado observação, entrevistas, coleta de dados e análises dos resultados, bem como a execução das propostas pedagógicas no ensino de arte. Para o embasamento teórico deste trabalho realizamos estudos em obras de autores como Boris Kossoy (2009); André Rouillé (2009); Charlotte Cotton (2010), Alessandra Cris tina Silva (2015); Anna Teresa Fabris (2008); PCN/artes (1997), foram necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa. O estudo estrutura-se em três capítulos: o primeiro discorre sobre o conceito de fotografia e sua utilização no processo artístico e no campo educativo; o segundo sobre experiências durante os programas PIBID e PIBIC; e o terceiro e último capítulo apresenta as propostas executadas nas aulas de arte e os resultados obtidos, que nos mostraram que é possível trabalhar com a foto grafia nas aulas de artes, desenvolvendo nos educandos a forma argumentativa, um olhar crítico e reflexivo, como também a possibilidade de fazer com que estes obser vem, sintam e se expressem através da fotografia. |
Abstract: | The study consists of investigating and experimenting with the potential of pho tography. Despite the recurring presence of photography in our daily lives (through the use of smartphones and sharing images on social networks) it is still an underutilized expressive medium in art classes, this situation was observed during the institutional program of scholarships for initiation to teaching - Pibid, held in a public education institution in Parintins (primary and secondary school), between the years 2018 and 2020, motivating this research. The research has as a general objective, to develop pedagogical proposals from experimentation in photography, which aims to work it in art education. The hybrid nature of this study requires a methodology where theory, practice and teaching intersect, in this sense, we will adopt another type of contempo rary research in visual arts: the A/r/photography (artist-researcher-teacher), thus hav ing a qualitative approach to this research, where observations, interviews, data col lection and analysis of results were carried out, as well as the execution of pedagogical proposals in art education. For the theoretical basis of this work were necessary stud ies in works by authors such as Boris Kossoy (2009); André Rouillé (2009); Charlotte Cotton (2010), Alessandra Cristina Silva (2015); Anna Teresa Fabris (2008); PCN/ar tes (1997), necessary for the development of this research. The study is structured in three chapters: the first discusses the concept of photography and its use in the artistic process and in the educational field; the second talks about experiences during the Pibid and Pibic programs; and the third and last chapter presents the proposals exe cuted in art classes and the results obtained, which showed us that it is possible to work with photography in art classes, developing in students the argumentative way, a critical and reflective look, as well as the possibility of making them observe, feel and express themselves through photography. |
Keywords: | Ensino de arte Fotografia Propostas pedagógicas Experimentação prática Art Teaching Photography Pedagogical Proposals Practical Experimentation |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Artes Visuais - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6567 |
metadata.dc.subject.controlado: | Arte - Estudo e ensino Arte e fotografia Fotografia na educação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ThalitaTavares.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.